SENTIDOS DO USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO SOB A ÓTICA DE DIRETORES DE ESCOLAS TÉCNICAS DE DANÇA DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Heloisa Suzano Almeida Universidade Candido Mendes - UCAM
  • Monique Ribeiro Assis Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.42980

Palavras-chave:

Dança, Técnica do balé, Análise do discurso, Formação profissional.

Resumo

O presente estudo objetiva verificar os sentidos da utilização da técnica do balé clássico no atual mercado de trabalho da dança profissional contemporânea carioca sob a ótica de diretores de escolas técnicas de dança da cidade do Rio de Janeiro. Os dados coletados, de entrevistas semiestruturadas, com quatro diretores, foram interpretados a partir do método de Análise do Discurso proposto por Eni Orlandi. Verificou-se que os diretores mantém os preceitos fundantes da técnica na formação de seus bailarinos, mas a colocam em um novo lugar que dialoga com outras técnicas e métodos do universo da dança cênica contemporânea.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heloisa Suzano Almeida, Universidade Candido Mendes - UCAM

Mestre em Educação Física, possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Brasília (2003) e especialização em Anatomia Humana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (2007). Pertenceu ao Corpo de Baile do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e do Ballet Teatro Guaíra entre 1982 e 1998 onde atuou como bailarina. Atualmente é professora das disciplinas de Anatomia, Cinesiologia e Técnica do Balé Clássico do Curso de Dança da Universidade Cândido Mendes. Aplica em suas aulas de balé, em escolas e companhias de dança, princípios de Anatomia, Fisiologia, Cinesiologia e Biomecânica com objetivo de melhorar a performance do bailarino.

Monique Ribeiro Assis, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ

Possui graduação em Psicologia, graduação em Educação Física, mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Atualmente é professora adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Esporte e do Exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua, ainda, no curso de graduação em educação física da UERJ. Desenvolve suas pesquisas na área do imaginário social, atuando principalmente nos seguintes temas: análise do discurso (imagem e palavra), questões relacionadas à imagem corporal, consumo associado ao aperfeiçoamento do corpo e subjetividades contemporâneas. Pesquisa, ainda, o universo da dança em seu contexto histórico e estético. Membro provisório da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ).

Downloads

Publicado

22-12-2017

Como Citar

Almeida, H. S., & Assis, M. R. (2017). SENTIDOS DO USO DA TÉCNICA DO BALÉ CLÁSSICO SOB A ÓTICA DE DIRETORES DE ESCOLAS TÉCNICAS DE DANÇA DO RIO DE JANEIRO. Pensar a Prática, 20(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i4.42980

Edição

Seção

Artigos Originais