ESPORTE E RESILIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Talita Silva Souza Faculdade Maurício de Nassau
  • Dênis Oliveira Decussatti Faculdade Maurício de Nassau

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.42595

Palavras-chave:

Resiliência. Esporte. Educação Física.

Resumo

O presente artigo objetivou compreender como os estudos associam resiliência ao esporte. Nossa pesquisa foi realizada nas bases de dados eletrônicas, Periódico CAPES, Scielo e BVS, com os seguintes descritores: Resiliência, Esporte e Resiliência, Resiliência e Educação Física, atendendo os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. O processo de análise dos estudos envolveu análise de discurso na perspectiva de Bardin. Encontramos o fator de risco e proteção como uma condição determinante para o desenvolvimento da resiliência. Observamos que as pesquisas, em sua maioria, são realizadas por profissionais da área de psicologia e voltadas para o esporte do alto rendimento. Sendo assim, sugerimos que a resiliência também seja pesquisada dentro de outras perspectivas do esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Talita Silva Souza, Faculdade Maurício de Nassau

Especialista em obesidade e emagrecimento. Graduada pela faculdade Maurício de Nassau.

Dênis Oliveira Decussatti, Faculdade Maurício de Nassau

Doutorando no Programa Associado de Pós-Graduação UPE/UFPB. Mestre reconhecido pelo programa Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual da Paraíba. Graduado em Educação Física reconhecido pela Universidade Federal da Paraíba. Membro do grupo de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade. Atualmente é professor pesquisador da faculdade Maurício de Nassau, lecionando disciplinas cujos conteúdos programáticos estejam voltados para uma abordagem interdisciplinar do desenvolvimento da saúde corporal, psíquica e social implicados nos conceitos de cultura, lazer, políticas públicas e suas relações com a qualidade de vida e trabalho.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

SILVA SOUZA, T.; OLIVEIRA DECUSSATTI, D. ESPORTE E RESILIÊNCIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 2, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i2.42595. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/42595. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão