O EFEITO DAS DICAS NA APRENDIZAGEM DO FOREHAND PARA CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO

  • Isabelle Brusamolin Boell UFPR
  • Andréa Yoshie Silva Yamaguchi UFPR
  • Iverson Ladewig UFPR
  • Adilson Hernandes Spinelli UFPR
  • Luiz Gustavo Cangussú Franz UFPR
Palavras-chave: Aprendizagem, Atenção, TDAH, Tênis.

Resumo

O objetivo do estudo foi verificar a eficácia das dicas de aprendizagem no trabalho com crianças, com características de desatenção. Participaram 45 crianças, entre 7 e 11 anos, com e sem características de desatenção. O tratamento estatístico foi realizado por testes não-paramétricos e a análise descritiva por mediana e desvio padrão. As crianças com TDAH que não receberam as dicas obtiveram a pior performance entre os grupos, enquanto as crianças sem TDAH que receberam as dicas tiveram a melhor performance. Entretanto, crianças com TDAH que receberam dicas obtiveram uma performance similar às crianças sem TDAH que receberam dicas. Os resultados obtidos pelas  crianças com TDAH, demonstraram a eficácia das dicas de aprendizagem com crianças com características de desatenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Brusamolin Boell, UFPR
Mestranda em Educação - Mestrado Profissional em Educação na UFPR, Pós graduada em educação especial e inclusiva e graduada em licenciatura plena em Educação Física pela UFPR. Professora de Educação Física da Rede Municipal de Curitiba.
Andréa Yoshie Silva Yamaguchi, UFPR

Professora de Educação Física do Estado do Paraná, mestre em Educação Física pela UFPR.

Iverson Ladewig, UFPR

Doutor em Desenvolvimento Motor e Estudos Esportivos pela The University of Pittsburgh em 1994 e docente do programa de Mestrado Profissional em Eduação e do curso de gradução em Educação Física da UFPR.

Adilson Hernandes Spinelli, UFPR

Mestrando - Mestrado Profissional em Educação pela YFPR, Formado em Licenciatura Plena em Educação Física -PUCPR, Especialização em Musculação e Treinamento de força pela UGF/RJ e Especialização em Formação Pedagógica do Professor Universitário - PUCPR Atualmente é professor nas prefeituras de Curitiba e Araucária.

Luiz Gustavo Cangussú Franz, UFPR

Professor de Educação Física com vínculo junto a Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED-PR); Mestrando em Educação pela UFPR

Publicado
30-06-2017
Como Citar
Brusamolin Boell, I., Yoshie Silva Yamaguchi, A., Ladewig, I., Hernandes Spinelli, A., & Gustavo Cangussú Franz, L. (2017). O EFEITO DAS DICAS NA APRENDIZAGEM DO FOREHAND PARA CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DE DÉFICIT DE ATENÇÃO. Pensar a Prática, 20(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41914
Seção
Artigos Originais