PEDAGOGIA DO ESPORTE E TÊNIS DE MESA: NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO-TREINO DO EFEITO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA

Autores

  • Taisa Belli Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil
  • Guy Ginciene Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro/SP - Brasil
  • Lívia Bernardes de Castro Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil
  • Kelly Calheirana Soati Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil
  • Milton Shoiti Misuta Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil
  • Larissa Rafaela Galatti Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Tênis de Mesa, Efeitos

Resumo

RESUMO

O ensino do tênis de mesa permanece sustentado pelo método tradicional de ensino, que se baseia nas teorias empiristas e inatistas, também denominada metodologia analítica/tecnicista. Nos últimos anos, algumas propostas tem buscado superar esse tipo de abordagem, no entanto, nenhuma delas trata do ensino dos efeitos na perspectiva das tendências atuais da Pedagogia do Esporte. O efeito é um dos principais fatores que tem um papel significativo para vencer uma partida de tênis de mesa. Este ensaio bibliográfico de caráter descritivo-propositivo, portanto, tem por objetivo discutir o ensino do tênis de mesa pautado nessas tendências atuais, contextualizando-o com os demais esportes de rede divisória, em especial os de raquete, focando no ensino-treino do efeito e exemplificando alguns tipos de jogos.

Palavras-chave: Pedagogia do Esporte; Tênis de mesa; Efeitos.

 

ABSTRACT

The teaching of table tennis remains supported by traditional method of teaching, which is based on empiricists and innatists theories, also called analytic/technicist methodology.  In recent years, some proposals have been seeking to overcome this approach, however, none addressess the learning of spin based on the current trends of Sport Pedagogy. Spin is one of the main factors that play a significant role in winning table tennis matches. Therefore, this bibliographic, descriptive and propositional study aims to discuss the table tennis teaching based on these current trends, put it into context with other net sports, mainly racket sports, focusing on the teaching-training of spin and giving examples of some types of games.

Key words: Sport Pedagogy; Table Tennis; Spin

 

RESUMEN

La enseñanza de tenis de mesa sigue siendo apoyado por el método tradicional de enseñanza, que se basa en las teorías empiristas y inatism, también llamados metodología analítica / tecnicista. En los últimos años, algunas propuestas han tratado de superar este tipo de enfoque, sin embargo, ninguno de ellos se refiere a la enseñanza de los efectos de la perspectiva de las tendencias actuales de la Pedagogía del Deporte. El efecto es uno de los principales factores que tienen un papel importante en ganar un partido de tenis de mesa. Este ensayo bibliográfico de carácter descriptivo-proposicional, por lo tanto, tiene como objetivo discutir la enseñanza de tenis de mesa en base a estas tendencias actuales, la contextualización con los otros deportes de red, en particular la raqueta, se centra en la enseñanza y la formación efectuar y ejemplificar algunos tipos de juegos.

Palabras clave: Pedagogía del Deporte; Tenis de mesa; Efectos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Taisa Belli, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6833707018133028

Autor de correspondência: Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências Aplicadas. Curso de Ciências do Esporte. Limeira, SP. Brasil.

Rua Pedro Zaccaria, 1300 - Caixa Postal 1068, CEP 13484-350, Limeira, São Paulo, Brasil.

Fone: 19. 3701.6728 e-mail:  taisa.belli@fca.unicamp.br


Guy Ginciene, Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Rio Claro/SP - Brasil

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/4920258823233058

Lívia Bernardes de Castro, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Graduada em Ciências do Esporte - Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Kelly Calheirana Soati, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Graduanda em Ciências do Esporte - Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Milton Shoiti Misuta, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8816732984323088

Larissa Rafaela Galatti, Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Esportes de Raquete (GRIPER), Centro de Pesquisa em Ciências do Esporte (CEPECE), Faculdade de Ciências Aplicadas, Universidade Estadual de Campinas, Limeira/SP – Brasil

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3409947437523352

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Belli, T., Ginciene, G., Bernardes de Castro, L., Calheirana Soati, K., Shoiti Misuta, M., & Rafaela Galatti, L. (2017). PEDAGOGIA DO ESPORTE E TÊNIS DE MESA: NOVAS PERSPECTIVAS NO ENSINO-TREINO DO EFEITO NA INICIAÇÃO ESPORTIVA TARDIA. Pensar a Prática, 20(2). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/41678

Edição

Seção

Ensaios