RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL

Autores

  • Hozanan Santos Leal Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • José Rafael Madureira Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41495

Palavras-chave:

Rítmica, Arte, Educação Física, Ensino

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica sobre os conceitos da Rítmica Dalcroze na Educação Física escolar como contribuinte no processo de formação e desenvolvimento da criança. Com isso, foi desenvolvido uma proposta pedagógica para educação infantil que consiste no Cancioneiro Infantil associado ao trabalho da Plástica Animada como uma estratégia de musicalização, sensibilização rítmica e o desenvolvimento da expressividade do corpo. Foram selecionadas 3 músicas do cancioneiro infantil, e, a partir delas, são apresentadas formas de trabalho para Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hozanan Santos Leal, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Estudante do Curso de Educação Física do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

José Rafael Madureira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, cujo a área de atuação é Educação, Luinguística e Artes.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

Santos Leal, H., & Rafael Madureira, J. (2017). RÍTMICA DALCROZE E O CANCIONEIRO INFANTIL: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES DE SENSIBILIZAÇÃO CORPORAL E MUSICAL. Pensar a Prática, 20(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i2.41495

Edição

Seção

Artigos de Revisão