DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Autores

  • Vânia de Fátima Matias Souza Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física
  • Luciane Cristina Arantes da Costa Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física
  • Ana Luiza Barbosa Anversa Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá
  • Sandra Maria Moreira Professora estatutária do Estado do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.41125

Palavras-chave:

Educação Física Escolar, Ação Pedagógica, Processo de Ensino-Aprendizagem.

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo apresentar o resultado de uma ação integradora junto aos professores do Ensino Médio de uma escola pública do Município de Maringá-Pr, com foco na ação pedagógica e na mudança provocada na prática docente ao se trabalhar os conteúdos escolares por meio de jogos e brincadeiras. Trabalhamos com um grupo focal com professores de diferentes disciplinas e alunos do ensino médio. A ação interventiva aconteceu em dois momentos: a) grupos de trabalho/estudos semanais com os professores; b) intervenção e aplicação. Após a ação integradora da proposta verificamos um maior interesse dos alunos nas aulas, denotando que quando são oportunizados a participar e interagir, tornam-se mais integrados e interessados em efetivar e consolidar os saberes escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vânia de Fátima Matias Souza, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringpa, professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá -  http://lattes.cnpq.br/7642081335847897. Av. Colombo, 5790 - Jardim Universitário, Departamento de Educação Física, Maringá - PR, 87020-900

Luciane Cristina Arantes da Costa, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá, professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringá -  http://lattes.cnpq.br/4373667750972554

Ana Luiza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá, Faculdade Metropolitana de Maringá

Doutorado em andamento pelo Programa de Pós Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL, Universidade Estadual de Maringá, Departamento de Educação Física.http://lattes.cnpq.br/7812424308966855

Sandra Maria Moreira, Professora estatutária do Estado do Paraná

Professora estatutária do Estado do Paraná - PDE. Formada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

DE FÁTIMA MATIAS SOUZA, V.; ARANTES DA COSTA, L. C.; BARBOSA ANVERSA, A. L.; MOREIRA, S. M. DA AÇÃO PEDAGÓGICA À MUDANÇA DA PRÁTICA DOCENTE: OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS EM UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.41125. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/41125. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais