ESTADO DO CONHECIMENTO: A CATEGORIA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Vera Regina Oliveira Diehl Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.40663

Palavras-chave:

Educação Física. Experiência. Trabalho.

Resumo

Resumo

Este artigo analisa as produções científicas e bibliográficas sobre a experiência e trabalho docente no âmbito da Educação Física escolar. Para análise dessas produções, observamos o debate epistemológico, a abordagem teórico-metodológica e as considerações finais. Entre as aprendizagens construídas no decorrer da revisão bibliográfica, destacamos que os conceitos apresentados por autores provenientes de diferentes concepções filosóficas contribuíram para superar a compreensão de experiência como um acúmulo temporal do sujeito diante dos acontecimentos no mundo. É possível observar que as pesquisas na área da Educação Física abordando a temática experiência, a partir de um viés epistemológico, ainda, são muito incipientes.

Palavras-chave: Educação Física. Experiência. Trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Regina Oliveira Diehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo (1981). Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007) e doutoranda em Ciências do Movimento Humano desde 2012. Integrante do Grupo de Estudos Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica em Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE), coordenado pelo Professor Doutor Vicente Molina Neto na ESEF da UFRGS. Membro efetivo do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte-CBCE e Secretária Adjunta da Secretaria Estadual do CBCE-RS, gestão 2010-2011 e Secretária da Secretaria Estadual do CBCE-RS, gestão 2011-2012. Secretária Estadual do CBCE-RS, gestão 2013-2015. Secretária Estadual do CBCE-RS, gestão 2015-2016. Professora da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre e Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, ciclos de formação, ação pedagógica.

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998), com Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001) e Doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009), tendo realizado estágio de doutorado sanduíche no Departamento de Didática e Organização Educativa da Universidade de Barcelona/Espanha (bolsista CAPES). É professor da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando na Graduação no âmbito do curso de Educação Física e como professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano. É Editor adjunto da Revista Movimento e pesquisador do Grupo de Pesquisas Qualitativas Formação de Professores e Prática Pedagógica na Educação Física e Ciências do Esporte (F3P-EFICE) da EsEF-UFRGS, coordenado pelo Prof. Dr. Vicente Molina Neto. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Formação de Professores e Prática Pedagógica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, práticas pedagógicas, formação de professores e trabalho docente.


Vicente Molina Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1991) e Doutor em Filosofia e Ciências da Educação - Universidad de Barcelona (1996). Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Barcelona (2003-2004) e Estágio Sênior como professor convidado (2013). É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordena o Grupo de Pesquisa F3P-EFICE e participa do Grupo Formación Inovación y Nuevas Tecnologias e do Centro de Estudios sobre los Cambios en la Cultura y en la Educación, ambos da Universidade de Barcelona. Tem experiência na área da Formação de Professores de Educação Física, na Prática Pedagógica desse coletivo docente e no Esporte Escolar, ensinando e pesquisando, principalmente, sobre os seguintes temas: educação física, ensino básico, formação de professores de educação física e práticas pedagógicas em Educação Física.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

OLIVEIRA DIEHL, V. R.; WITTIZORECKI, E. S.; NETO, V. M. ESTADO DO CONHECIMENTO: A CATEGORIA EXPERIÊNCIA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.40663. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/40663. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão