A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

  • Josiane Filus Freitas Universidade Federal da Grande Dourados-MS http://orcid.org/0000-0002-0282-7007
  • Juliana Eliza Borges da Silva Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Michela Regis Afonso Lacerda Faculdade Adventista de Hortolândia
  • Thiago José Leonardi Faculdade Adventista de Hortolândia- FAH Faculdade de Jaguariúna – FAJ
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Prática Pedagógica, Ensino Fundamental I, Aluno

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar a visão e a participação dos alunos do 5º ano do ensino fundamental I nas aulas de Edu­cação Física. Participaram deste estudo 342 alunos estudantes de escolas públicas e particulares da Região Metropolitana de Campinas. Os resultados em relação às questões abordadas mostram que a Educação Física é a disciplina preferida dos alunos, comprovando assim que o professor tem o importante papel como verdadeiro facilitador da aprendizagem do aluno, contribuindo na formação de uma visão positiva da Educação Física, motivando à participação nas aulas, auxiliando no processo da construção do conhecimento e na transformação da cultura em que está inserido. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Josiane Filus Freitas, Universidade Federal da Grande Dourados-MS
Licenciada em Educação Física (UEM/PR), Mestre em Educação (UEM/PR), Doutora em Educação Física (UNICAMP), Professora da Universidade Federal da Grande Dourados, curso de Educação Física.
Juliana Eliza Borges da Silva, Faculdade Adventista de Hortolândia
Bolsista PIBIC.
Michela Regis Afonso Lacerda, Faculdade Adventista de Hortolândia
Bolsista PIBIC.
Thiago José Leonardi, Faculdade Adventista de Hortolândia- FAH Faculdade de Jaguariúna – FAJ
Formado em Educação Física, Mestre e doutorando pela Faculdade de Educação Fìsica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Freitas, J. F., Borges da Silva, J. E., Afonso Lacerda, M. R., & Leonardi, T. J. (2016). A IDENTIDADE DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR SOB O OLHAR DOS ALUNOS DO 5ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Pensar a Prática, 19(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.39482
Seção
Artigos Originais