AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS QUANTITATIVOS

Autores

  • Paulo Adão de Medeiros UFSC
  • Inês Amanda Streit UDESC
  • Artur Rodrigues Fortunato UDESC
  • Eduardo Hauser Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)
  • Juliana Carla Freddi UNISUL
  • Giovana Zarpellon Mazo UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.39397

Palavras-chave:

Envelhecimento, Institucionalização, Qualidade de vida.

Resumo

Este artigo verificou as evidências científicas sobre estudos observacionais que avaliaram a qualidade de vida global de residentes em instituições de longa permanência para idosos, mensurada por instrumentos de medida quantitativos. Os bancos eletrônicos MEDLINE e CINAHL foram examinados. A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada pela escala STROBE. Foram encontrados 25 artigos e o perfil de comorbidades, incapacidade funcional, depressão, baixo suporte social somado as características organizacionais das instituições são as variáveis que mais influenciam a qualidade de vida desses idosos. Identificou-se 20 instrumentos, sendo que os genéricos condizem com os mais utilizados em outras populações, porém podem não considerar as especificidades desse contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Adão de Medeiros, UFSC

Possui graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Franciscano (2006), Aperfeiçoamento em Gerontologia pela UnB (2008) e Especialização am Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2012), Licenciado em Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica PEG-UFSM (2012) e Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2014). Atuou como Fisioterapeuta Responsável pelo Serviço de Fisioterapia da Associação Amparo e Providência Lar das Vovozinhas (2007-2012). Foi membro da Associação de Fisioterapeutas de Santa Maria e Região (AFISM). Faz parte da diretoria da Associação Nacional de Gerontologia (ANG/SC) e do Conselho Estadual do Idoso (CEI/SC). Atualmente é aluno regular do Doutorado no Programa da Pós-Graduação em Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua principalmente nos seguintes temas: idosos, instituições de longa permanência para idosos, saúde pública e saúde do trabalhador.

Inês Amanda Streit, UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2007). Especialista em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (2009). Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013). Atualmente é aluna regular do Doutorado em Ciências do Movimento Humano na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Presidente da Associação Nacional de Gerontologia de Santa Catarina (ANG/SC). Atua na área do Envelhecimento Humano, Atividade Física e Saúde.

 

Artur Rodrigues Fortunato, UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2015). Atualmente é aluno do Mestrado em Ciências do Movimento Humano, da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: idoso, atividade motora, nível de sobrecarga, atividade física e aptidão física.

Eduardo Hauser, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do sul. Mestrando do programa de pós-graduação em Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Santa Catarina

Juliana Carla Freddi, UNISUL

Possui graduação em Educação Física e Esporte pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010). Tem experiência na área de Educação Física com enfase em Gestão do Esporte. Possui especialização em Exercícios Físicos aplicados a Reabilitação Cardíaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho (2012)

Giovana Zarpellon Mazo, UDESC

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2003). Atualmente é professora efetiva com dedicação integral do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e professora permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano do CEFID. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq- nível 2, líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Atividade Física, Saúde e Envelhecimento que faz parte do Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC, o qual coordena. É coordenadora do programa de extensão universitário Grupo de Estudos da Terceira Idade (GETI), que foi implantado na UDESC em 1989. Presta consultoria ao CNPq, CAPES, FAPESC e outras entidades de pesquisas. Atua na área da Educação Física, na linha de pesquisa Atividade Física e Saúde com enfoque no processo de envelhecimento humano.

Downloads

Publicado

2017-03-31

Como Citar

DE MEDEIROS, P. A.; STREIT, I. A.; FORTUNATO, A. R.; HAUSER, E.; FREDDI, J. C.; MAZO, G. Z. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: REVISÃO SISTEMÁTICA DE ESTUDOS QUANTITATIVOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, 2017. DOI: 10.5216/rpp.v20i1.39397. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/39397. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão