A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERCEPÇÕES, CURRICULARES

  • Juliano Daniel Boscatto Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus São Miguel do Oeste, SC.
  • Suraya Cristina Darido UNESP- Rio Claro
Palavras-chave: Currículo Integrado. Conteúdos de ensino. Educação Física Escolar. Educação Profissionalizante.

Resumo

O objetivo desse estudo foi identificar como os professores entendem ser a finalidade da EF e quais são os conteúdos de ensino predominantes para o ensino médio integrado a educação profissional em um Instituto Federal localizado no estado de Santa Catarina. A amostra constituiu-se de seis professores de Educação Física de diferentes regiões do estado catarinense. A coleta de dados envolveu análise documental e entrevistas semiestruturadas. A finalidade da Educação Física resume-se em: promoção de saúde; compreensão crítica dos conteúdos de ensino. Os conteúdos de ensino predominantes podem ser classificados em três blocos: práticas corporais relacionadas à saúde, esportes e componentes da cultura corporal

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliano Daniel Boscatto, Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC Campus São Miguel do Oeste, SC.

Graduação em Educçaão Física- UNOESC

Mestre em Educação Física pelo programa de pós-graduação CDS -UFSC. Florianópolis, SC.

Professor de Educação Física do Instituto Federal de Santa Catarina. IFSC.

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano e TEcnologias-UNESP- Rio Claro.

Link do lattes:

http://lattes.cnpq.br/2457176136286828

 

Suraya Cristina Darido, UNESP- Rio Claro

Graduação em Educação Física pela Universidade de São Paulo

Mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo

Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo T rabalha na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- RIo Claro

Link do lattes:

http://lattes.cnpq.br/1055731898835975

Publicado
31-03-2017
Como Citar
Boscatto, J. D., & Darido, S. C. (2017). A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: PERCEPÇÕES, CURRICULARES. Pensar a Prática, 20(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.39029
Seção
Artigos Originais