O JOGO DE FAZ DE CONTA E O ENSINO DA LUTA PARA CRIANÇAS: CRIANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Débora Jaqueline Farias Fabiani Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas.
  • José Júlio Gavião de Almeida Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Departamento de de Estudos da Atividade Adaptada

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.38568

Palavras-chave:

Artes Marciais. Aprendizagem. Criança. Imaginação

Resumo

Neste artigo descritivo e propositivo temos como objetivo discutir sobre os processos de ensino, vivência e aprendizagem da Luta para crianças por meio do jogo. Propomos, dessa maneira, ambientes de aprendizagem que tenham a imitação de personagens do universo da Luta, a situação imaginária e as regras sociais como fundamentos dos jogos e a mediação como facilitadora das ações. Posto isto, apresentamos estratégias pedagógicas que consideram o jogo como mediador e as crianças como cocriadoras dos espaços e tempos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Jaqueline Farias Fabiani, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física

Mestranda em Educação Física e Sociedade pela FEF - UNICAMP. Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2012). É educadora no sistema educativo da UNICAMP, nos âmbitos da Educação Infantil e Educação não formal.

http://lattes.cnpq.br/5623816909784107

 

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Aplicadas.

Doutor em Pedagogia do Movimento pela Universidade Estadual de Campinas (2003). Atualmente é docente na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) no curso de Ciências do Esporte da UNICAMP, responsável/líder pelas pesquisas do LEPE (Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte), pesquisador do Ludens - USP e coordenador de Graduação da FCA (UNICAMP).

 

 

http://lattes.cnpq.br/6052868681786447

 

José Júlio Gavião de Almeida, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Departamento de de Estudos da Atividade Adaptada

Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Assistente Doutor na Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP bem como, membro da Congregação da referida instituição. Assessor Técnico da Federação Paulista de Desporto para Cegos

http://lattes.cnpq.br/3305850814681567

 

Downloads

Publicado

31-03-2016

Como Citar

Farias Fabiani, D. J., Scaglia, A. J., & Gavião de Almeida, J. J. (2016). O JOGO DE FAZ DE CONTA E O ENSINO DA LUTA PARA CRIANÇAS: CRIANDO AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. Pensar a Prática, 19(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.38568

Edição

Seção

Artigos Originais