PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA

  • Ayra Lovisi Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Ludmila Nunes Mourão Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Dinah Vasconcellos Terra Universidade Federal Fluminense
  • Kalyla Maroun Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Educação Física. Formação profissional. Docentes

Resumo

O objetivo foi compreender como são produzidos os saberes docentes de professores de educação física considerando a influência da história de vida. Coleta dos dados: duas escolas públicas de ensino fundamental de Juiz de Fora-MG. Dois docentes foram acompanhados em suas aulas e foi realizada uma entrevista centrada em suas histórias. A reconstrução da biografia dos docentes evidenciou que a escolha de sua profissão está atrelada às histórias familiares e/ou sociais.  A análise da prática profissional revelou que as intencionalidades dos professores estão ligadas ao desenvolvimento do prazer, da autonomia e da formação crítica dos alunos e que os entraves da prática docente estão relacionados aos espaços, materiais, acúmulo de funções, indisciplina, turmas cheias e baixos salários.

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Biografia do Autor

Ludmila Nunes Mourão, Universidade Federal de Juiz de Fora
Professora Doutora da Universidade Federal de Juiz de Fora
Dinah Vasconcellos Terra, Universidade Federal Fluminense
Professora Doutora da Universidade Federal Fluminense
Kalyla Maroun, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora doutora da Universidade Federeal do Rio de Janeiro
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Oliveira, A. L., Mourão, L. N., Terra, D. V., & Maroun, K. (2016). PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E A PRODUÇÃO DOS SABERES: EM BUSCA DO FIO DA MEADA. Pensar a Prática, 19(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.38076
Seção
Artigos Originais