QUALIDADE DE VIDA, PERFIL DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Junior Vagner Pereira da Silva Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal
  • Paulo Ricardo Martins Nunez Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v12i2.3795

Palavras-chave:

Trabalho. Qualidade de vida. Docente.

Resumo

O estudo objetivou identificar o perfil demográfico e profissional de professores de Educação Física bem como a associação entre o nível de qualidade de vida com a idade, tempo de docência e carga horária semanal de trabalho. Foram avaliados 69 professores de Educação Física de escolas públicas em Campo Grande - MS. Na qualidade de vida geral a amostra obteve 74,4 pontos, indicando uma boa qualidade de vida. Na análise por domínios, o social (75,24%) figurou como o mais positivo e o físico (58,75 pontos) o mais prejudicado. O salário foi apontado por 66,7% como o principal fator de insatisfação profissional. No teste de relação entre as variáveis nenhuma associação estatisticamente significante foi encontrada. Conclui-se que a maioria dos professores classificou sua qualidade de vida como “boa” e que o perfil demográfico e profissional não exerceu influência sobre a qualidade de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Junior Vagner Pereira da Silva, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Graduado e Mestre em Educação Física, atualmente é docente do Curso de Educação Física da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal, onde Lidera o Laboratório de Pesquisa em Educação Física, Rendimento Humano e Saúde - LAPERHS/Uniderp Anhaguera Educacional. É membro do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Pedagogia do Movimento - NUPEM/UNIMEP e suas pesquisas tem se pautado em investigações sobre a Educação Física Escolar, Lazer, Qualidade de Vida, Contexto de jogo formal e informal e Iniciação Esportiva.

Paulo Ricardo Martins Nunez, Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal

Graduado em Educação Física e Mestre em Psiciologia, atualmente é professor no Curso de Educação Física da  Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT - Campus Universitário Araguaia e Membro do Laboratório de Pesquisa em Educação Física, Rendimento Humano e Saúde - LAPERHS /Uniderp Anhanguera.

Downloads

Publicado

2009-08-26

Como Citar

SILVA, J. V. P. da; NUNEZ, P. R. M. QUALIDADE DE VIDA, PERFIL DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 12, n. 2, 2009. DOI: 10.5216/rpp.v12i2.3795. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3795. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais