PEDAGOGIA DO ESPORTE: SINALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM

  • Thiago José Leonardi Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e Faculdade de Jaguariúna (FAJ)
  • Larissa Rafaela Galatti Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Alcides José Scaglia Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Ademir De Marco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Palavras-chave: Pedagogia do Esporte, Avaliação, Aprendizagem

Resumo

Diante da carência de estudos que discutam epistemologicamente avaliação da aprendizagem no âmbito da Pedagogia do Esporte, este ensaio se propõe a descrever a avaliação da aprendizagem em sua perspectiva formativa e autêntica, a elencar instrumentos existentes no campo da Pedagogia do Esporte e, por fim, a sinalizar desafios para a construção de futuros instrumentos. Em geral, estudos denotam caráter somativo na utilização dos instrumentos existentes. Logo, defende-se a necessidade de novos instrumentos de avaliação que a entendam em seu caráter educativo e formativo, focados na avaliação integral de quem joga, além das competências para o jogo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Leonardi, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e Faculdade de Jaguariúna (FAJ)
Professor Mestre. Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente da Faculdade Adventista de Hortolândia (FAH) e da Faculdade de Jaguariúna (FAJ).
Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professora Doutora. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).
Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professor Doutor. Docente na Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).
Ademir De Marco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professor Doutor. Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).
Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Professor Doutor. Docente na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP).
Publicado
31-03-2017
Como Citar
Leonardi, T. J., Galatti, L. R., Scaglia, A. J., De Marco, A., & Paes, R. R. (2017). PEDAGOGIA DO ESPORTE: SINALIZAÇÃO PARA A AVALIAÇÃO FORMATIVA DA APRENDIZAGEM. Pensar a Prática, 20(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v20i1.36744
Seção
Ensaios