INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA

Autores

  • Flávio Anderson Pedrosa Melo UFSCAR
  • Mey Abreu van Munster UFSCAR

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.36060

Palavras-chave:

Educação Física. Iniciação Esportiva. Deficiência Física. Habilidades Motoras

Resumo

Objetivou-se descrever um programa de iniciação esportiva em cadeira de rodas voltado a crianças com deficiência física com idade entre 06 e 10 anos. À luz da abordagem desenvolvimentista, a pesquisa caracterizou-se como um estudo descritivo com base empírica, tendo sido apresentadas as etapas estruturantes do programa, conforme detalhamento a seguir: compreensão da condição físico motora do participante; identificação dos cuidados e precauções; estabelecimento dos objetivos do programa; reconhecimento dos espaços; seleção dos conteúdos programáticos; planejamento das estratégias de ensino utilizadas; estrutura das aulas.

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Biografia do Autor

Flávio Anderson Pedrosa Melo, UFSCAR

Doutorando em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal do São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

 

Mey Abreu van Munster, UFSCAR

Docente do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana - DEFMH e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial - PPGEEs, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, Brasil.

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Publicado

31-03-2016

Como Citar

Pedrosa Melo, F. A., & Munster, M. A. van. (2016). INICIAÇÃO ESPORTIVA EM CADEIRA DE RODAS: ESTRUTURAÇÃO DE UM PROGRAMA PARA CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA. Pensar a Prática, 19(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.36060

Edição

Seção

Artigos Originais