O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES

Autores

  • Teresa Ontañón Barragán UNICAMP
  • Gilson Santos Rodrigues FEF/UNICAMP
  • Gabriel da Costa Spolaor FEF/UNICAMP
  • Marco Antonio Coelho Bortoleto FEF/UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35857

Palavras-chave:

Extensão Universitária – Comunitária, Circo, Educação Física, Educação estética

Resumo

A extensão universitária é reconhecida como um dos três pilares da Educação Superior Brasileira, representando um importante espaço de formação e de aproximação entre a universidade e a sociedade. Este artigo objetiva discutir o papel educativo e formativo da extensão através do projeto “Atividades Circenses para Crianças”, oferecido semestralmente na Faculdade de Educação Física da UNICAMP desde 2006. Os resultados apontam que o projeto vem contribuindo para um maior debate sobre a educação artístico-corporal e, consequentemente, para o fomento da criatividade, expressividade e ludicidade tanto para os participantes, como entre os graduandos dessa faculdade, produzindo, assim, maior coerência e coesão entre as práticas de ensino, pesquisa e extensão nesse âmbito.

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Biografia do Autor

Teresa Ontañón Barragán, UNICAMP

Doutoranda na Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com Mestrado na mesma Faculdade finalizado em 2012, na área de Educação Física e Sociedade. Possui Graduação em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidad Politécnica de Madrid (2009). Com especialidade em Educação Física, Lazer e Recreação. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar e nas Atividades Circenses. Membro do CIRCUS Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses da UNICAMP. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1091012061567759

Gilson Santos Rodrigues, FEF/UNICAMP

Estudante de graduação da FEF/UNICAMP e monitor do curso de extensão "Atividades Circenses para crianças".

Gabriel da Costa Spolaor, FEF/UNICAMP

Graduando da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Educação Física, Educação Física Escolar e Lazer, atuando como Agente Social do PELC (Programa de Esporte e Lazer da Cidade) no município de Campinas, estagiário no SESC Campinas e bolsista do PIBID/UNICAMP. Atualmente é monitor do Curso de Extensão de Atividades Circenses para Crianças na FEF/UNICAMP, membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física Escolar (EscolaR) e bolsista PIBIC/CNPQ estudando Educação Física Escolar. Lattes: http://lattes.cnpq.br/5732137273780456

Marco Antonio Coelho Bortoleto, FEF/UNICAMP

Graduado (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Universidade Metodista de Piracicaba (1997), Mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e Doutorado pela Universidade de Lleida (2004) no Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (INEFC) na Espanha. Professor de Acrobacia na Escola de Circo de Barcelona (Espanha, 2001-2005). Realizou Estágio de Pós-doutorado no Laboratório do Centro de Estudos das Actividades Desportivas - CEAD, da Faculdade de Motricidade Humana (FMH) da Universidade Técnica de Lisboa (UTL - Portugal) (2010-2011). Professor visitante na Universidad A Coruña (Espanha) em 2011. Casado e pai da Leticia e da Alicia! Atualmente é professor do Departamento de Educação Física e Humanidades (DEFH) da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa na área de Educação Física, com ênfase na Ginástica e no Circo, enfocando nas seguintes temáticas: cultura de treinamento da ginástica artística (antropologia do esporte e etnografia); relações das atividades circenses com a educação física; formação e desenvolvimento da ginástica geral; superficies elásticas e formação de acrobatas; bem como em estudos fundamentados na Praxiologia Motriz. Lattes:  http://lattes.cnpq.br/8517706988302686

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Publicado

31-03-2016

Como Citar

Ontañón Barragán, T., Santos Rodrigues, G., da Costa Spolaor, G., & Coelho Bortoleto, M. A. (2016). O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA SOBRE AS ATIVIDADES CIRCENSES. Pensar a Prática, 19(1). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i1.35857

Edição

Seção

Artigos Originais