PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Viçosa, MG
  • Glauber César Cruz Custódio Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
  • Yuri Windson Santos Barroso Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
Palavras-chave: Formação inicial. Educação Física. Bacharelado. Academias de ginástica.

Resumo

Foi analisado o processo de aprendizagem do professor com formação em bacharelado em Educação Física, no início de carreira, atuante em academias de ginástica. A partir de um estudo de campo, qualitativo, verificou-se que a formação inicial não proporcionou conhecimentos específicos suficientes para a atuação desse profissional. Dentre as formas de aquisição desses conhecimentos encontram-se contatos com professores formados há mais tempo, leituras de artigos, capítulos de livros e sites que abordam o tema. Essa situação conduz à conclusão de que implementar as experiências vivenciadas pelos acadêmicos nos cursos de bacharelado em Educação Física – ênfase na atuação em academias de ginástica - é uma demanda que merece ser discutida e concretizada nos cursos de formação inicial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Viçosa, MG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor da Universidade Federal de Viçosa, MG. Coordenador do Projeto de Estímulo a Docência - Subprojeto Educação Física (PIBID-UFV). Coordenador do Labaratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física, Departamento de Educação Física, UFV.

Glauber César Cruz Custódio, Universidade Federal de Ouro Preto, MG.

Licenciado em Educação Física. Graduando do Curso de Bacharelado em Educação Física. Bolsista de iniciação científica PROBIC/FAPEMIG na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.

 

Yuri Windson Santos Barroso, Universidade Federal de Ouro Preto, MG.
Graduando do Curso de Bacharelado em Educação Física. Participante do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica na Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP.
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Paixão, J. A., Cruz Custódio, G. C., & Santos Barroso, Y. W. (2016). PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INÍCIO DE CARREIRA EM ACADEMIAS DE GINÁSTICA. Pensar a Prática, 19(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.35348
Seção
Artigos Originais