EDUCAÇÃO FÍSICA, SER PROFESSOR E PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO

  • Zenólia Christina Figueiredo UFES
  • Erineusa Maria da Silva Faculdade Salesiana de Vitória
  • Nelson Figueiredo de Andrade Filho UFES
  • Rosângela da Conceição Loyola Prefeitura Municipal de Vitória
  • Fabíola Borel Marques UFES
  • Renata Guisso de Oliveira UFES
  • Merielle Solares de Araújo UFES
  • Simone Gonçalves de Almeida UFES
  • Valéria Matedi Bufon UFES
Palavras-chave: Educação Física, Ser Professor, Profissão Docente

Resumo

Este estudo é qualitativo com possibilidades interpretativas. O lugar de investigação foi constituído por sete escolas. Os sujeitos participantes da primeira fase foram diretores, corpo técnico-pedagógico, professores de outras disciplinas, alunos, pais/mães. A segunda fase focou os professores de Educação Física, a aula propriamente dita e a maneira como entendem a profissão. Busca compreender as ações do professor no espaço e tempo da escola, remetendo para questões da Educação Física no ensino fundamental de Vitória/ES e para a profissão docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Zenólia Christina Figueiredo, UFES

Professora Coordenadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Erineusa Maria da Silva, Faculdade Salesiana de Vitória

Professora pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Nelson Figueiredo de Andrade Filho, UFES

Professor pesquisador do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Rosângela da Conceição Loyola, Prefeitura Municipal de Vitória

Professora pesquisadora do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física

Fabíola Borel Marques, UFES

Discente voluntária do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Renata Guisso de Oliveira, UFES

Bolsista UFES do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES. Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física.

Merielle Solares de Araújo, UFES

Discente bolsista UFES do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Simone Gonçalves de Almeida, UFES

Discente voluntária do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.

Valéria Matedi Bufon, UFES
Discente bolsista PIBIC do Práxis - Centro de Pesquisa de Formação Inicial e Continuada em Educação Física do CEFD/UFES.
Publicado
15-08-2008
Como Citar
Figueiredo, Z. C., Silva, E. M. da, Andrade Filho, N. F. de, Loyola, R. da C., Marques, F. B., Oliveira, R. G. de, Araújo, M. S. de, Almeida, S. G. de, & Bufon, V. M. (2008). EDUCAÇÃO FÍSICA, SER PROFESSOR E PROFISSÃO DOCENTE EM QUESTÃO. Pensar a Prática, 11(2), 209 - 218. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3407
Seção
Seção Livre