O ESPORTE COMO DIREITO DE CIDADANIA

  • Pedro Athayde Universidade de Brasília
  • Fernando Mascarenhas Universidade de Brasília
  • Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo Universidade de Brasília
  • Nadson Santana Reis Universidade de Brasília
Palavras-chave: Esporte, políticas públicas, direito e cidadania.

Resumo

O presente ensaio problematiza as funções historicamente assumidas pelo esporte, sobretudo na sociedade capitalista contemporânea. Ademais, expõe elementos teórico-conceituais introdutórios acerca da concepção da prática esportiva como um dos elementos intermediadores de atendimento às necessidades humano-sociais e aos direitos de cidadania. Após percorrer a gênese e desenvolvimento do esporte, enfatizando o atual processo de mercantilização, conclui-se que o acesso ao esporte deve ser materializado pela oferta de políticas públicas universais, cuja função precípua seja a garantia dos direitos de cidadania, assegurando o atendimento das necessidades sociais e não a rentabilidade financeira e acumulação de capital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Athayde, Universidade de Brasília
Doutor em Política Social da Universidade de Brasília. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB).
Fernando Mascarenhas, Universidade de Brasília
Doutor em Educação Física pela Unicamp. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB).
Pedro Osmar Flores de Noronha Figueiredo, Universidade de Brasília
Doutorando em Política Social pela UnB. Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB).
Nadson Santana Reis, Universidade de Brasília
Mestrando em Educação Física pela UnB.Pesquisador do Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer (AVANTE/UnB).
Publicado
30-06-2016
Como Citar
Athayde, P., Mascarenhas, F., de Noronha Figueiredo, P. O. F., & Reis, N. S. (2016). O ESPORTE COMO DIREITO DE CIDADANIA. Pensar a Prática, 19(2). Recuperado de https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34049
Seção
Ensaios