NARRATIVAS DE ATLETAS DE VOLEIBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS (1964 E 1968)

Autores

  • Eduardo Klein Carmona Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física
  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.33068

Palavras-chave:

Voleibol, História do esporte, Jogos Olímpicos

Resumo

Este estudo tem como objetivo reconstruir as memórias das participações dos atletas sul-rio-grandenses de voleibol nos Jogos Olímpicos de 1964 e 1968. Deste modo busca, por meio da história oral, historiar narrativas da vida esportiva dos primeiros atletas sul-rio-grandenses a participarem na modalidade voleibol nos Jogos Olímpicos: Marco Antônio Volpi e Gérson Albino Schuch. Marco Volpi foi considerado o melhor jogador brasileiro na competição, nos Jogos Olímpicos de Tóquio (1964). Integra novamente a seleção brasileira de voleibol nos Jogos Olímpicos de 1968, no México, juntamente com o conterrâneo Gérson Schuch. Ambos eram praticantes de outros esportes nos clubes da capital sul-rio-grandense, além de destacarem-se no voleibol. Os depoimentos demonstram que a experiência olímpica é constantemente atualizada na memória do atleta que a vive, assim como o auxilia na construção de sua identidade esportiva.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Klein Carmona, Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física

Licenciado e bacharel em Educação Física pela UFRGS. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da UFRGS.

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física

Licenciada em Educação Física pela Universidade da Região da Campanha. Mestre e doutora em Ciências do Movimento Humano pela UFRGS.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul /Escola de Educação Física

Licenciada em Educação Física pela UFSM. Mestre em Ciências do Movimento Humano pela UFSM. Doutora em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto - Portugal.

Downloads

Publicado

2015-12-17

Como Citar

CARMONA, E. K.; DA SILVA, C. F.; MAZO, J. Z. NARRATIVAS DE ATLETAS DE VOLEIBOL NOS JOGOS OLÍMPICOS (1964 E 1968). Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 4, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i4.33068. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/33068. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais