CONCEITO-AÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA

  • Fanny Cacilie Gauna de Siqueira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Miraíra Noal Manfroi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcelo Victor da Rosa Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Alcyane Marinho Universidade Estadual de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Dança, Conceito, Apresentação.

Resumo

Os trabalhos coreográficos tidos como dança contemporânea abrangem diversas possibilidades, geram dúvidas, discussões e contradições. Nessa perspectiva, verificou-se o conceito de dança contemporânea a partir dos trabalhos apresentados por grupos de dança nos eventos na cidade de Campo Grande – MS. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Os resultados apontam que o conceito de dança contemporânea que os participantes possuem gira em torno das palavras-chave: biológico, estudo, expressividade, pluralidade, técnica e transformação. Ratificando que a dança contemporânea é uma linguagem que possibilita diversos outros estudos e interdisciplinaridade, restando aos envolvidos o interesse em desdobrá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fanny Cacilie Gauna de Siqueira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Educação Física (licenciatura) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atua no Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Fìsica (LAPLAF) Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Miraíra Noal Manfroi, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da UFSC. Membro do LAPLAF (CEFID/UDESC) e do Núcleo de Pesquisa em Pedagogia do Esporte (NPPE/UFSC).

Marcelo Victor da Rosa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e está cursando Doutorado em Educação na UFMS. Atualmente é professor assistente 4 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desempenhou o papel de tutor do PET Educação Física de fevereiro de 2010 a julho de 2014 e sou Diretor Artístico do Bailah: grupo coreográfico em dança de salão. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Dança, Ginástica, Gênero e Corpo, tendo como principal referência teórica Michel Foucault.

Alcyane Marinho, Universidade Estadual de Santa Catarina. Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Educação Física pela UNESP de Rio Claro (SP). Mestre e Doutora em Educação Física, Área de Estudos do Lazer, pela UNICAMP (Campinas, SP). Realizou estágio pós-doutoral no Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), no Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID). É Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física do Centro de Desportos da UFSC, na área de concentração "Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física" e na linha de pesquisa "Teorias sobre o Corpo, Movimento Humano, Esportes e Lazer". É líder do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF) do CEFID/UDESC.

Publicado
30-06-2016
Como Citar
Gauna de Siqueira, F. C., Manfroi, M. N., da Rosa, M. V., & Marinho, A. (2016). CONCEITO-AÇÃO DA DANÇA CONTEMPORÂNEA. Pensar a Prática, 19(2). https://doi.org/10.5216/rpp.v19i2.31863
Seção
Artigos Originais