ATITUDES COOPERATIVAS DE DOCENTES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva Universidade São Judas Tadeu
  • Inácio Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.31659

Palavras-chave:

Educação Física, Ensino, Cooperação.

Resumo

Tendências atuais em Educação vêm, cada vez mais, destacando os valores integrativos. Dentre eles, a atitude cooperativa é tida como essencial, principalmente por contribuir para a aprendizagem e para a convivência pacífica entre as pessoas. Com o objetivo de identificar os meios didáticos utilizados por docentes de Educação Física que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental para o ensino e aprendizagem da cooperação como uma atitude permanente, foram observadas 54 aulas e descritas as atuações de três regentes de uma escola da cidade de Marechal Cândido Rondon - PR. Os resultados dessa pesquisa qualitativa e descritiva foram: 12 tipos de situações/atitudes cooperativas são utilizadas pelos professores, e as médias de ocorrências variaram entre 0,01 a 0,36.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Aparecida Pereira dos Santos Silva, Universidade São Judas Tadeu

Graduada em Educação Física (1979) e em Pedagogia (1985) com Habilitação em Administração Escolar, ambas pela Universidade de São Paulo, mestrado em Educação: Supervisão e Currículo (1991) e doutorado em Educação: Psicologia da Educação (1997), ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor adjunto da Universidade Sao Judas Tadeu atuando na graduação, mestrado e doutorado em Educação Física. Coordena o ECOLE - Espaço de Conhecimento do Lazer e do Esporte na Secretaria Municipal de Esportes de São Paulo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em aspectos pedagógicos e curriculares, principalmente nos temas: educação física escolar, currículo, didática, formação profissional e motricidade humana. Membro da Red Latino Americana de Monitoreo y Evaluación e da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação. Coordenadora do Projeto de Cooperação Internacional SEME-UNESCO para aprimoramento do Clube escola.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

SILVA, S. A. P. dos S.; INÁCIO BRANDL NETO, I. ATITUDES COOPERATIVAS DE DOCENTES EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.31659. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/31659. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais