ACERCA DA VIOLÊNCIA POR MEIO DO FUTEBOL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RETRATOS DE UMA PRÁTICA E SEUS DILEMAS

  • Beatriz Staimbach Albino PPGEF/UFSC
  • Cristiane Camila Zeiser UFSC
  • Jaison José Bassani PPGE/UFSc
  • Alexandre Fernandez Vaz PPGE/UFSC
Palavras-chave: Educação Física Escolar, Pedagogia Crítica, Violência, Futebol, Formação de professores.

Resumo

Analisa-se uma experiência pedagógica em Educação Física realizada em escola pública da área urbana de Florianópolis, associada ao estágio supervisionado da formação universitária. Desenvolveu-se, por meio do futebol, a sensibilização dos alunos/as para com as relações de violência que permeavam suas práticas. Descrevemos e analisamos as escolhas didáticas, os acordos e regras adotados, os avanços e fragilidades da experiência. Os resultados suscitam dúvidas quanto à formação de professores ao apontar para a falta de legitimidade da disciplina no espaço pedagógico e questionar os impasses de uma pedagogia que se pretenda crítica: vetores que não se restringem ao âmbito do racional e que impulsionam a prática, a necessidade (e dificuldade) de se ultrapassar o saber-fazer e tomar o corpo em sua multiplicidade como objeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Staimbach Albino, PPGEF/UFSC

Licenciada em Educação Física pela UFSC; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Física (PPGEF/CDS/UFSC). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Cristiane Camila Zeiser, UFSC

Licenciada em Educação Física pela UFSC.

Jaison José Bassani, PPGE/UFSc

Licenciado em Educação Física pela UFSC; Doutorando no Programa de Pós-graduação em Educação da UFSC; Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq).

Alexandre Fernandez Vaz, PPGE/UFSC

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade de Hannover, Alemanha; Professor do Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós-graduação em Educação(CED/UFSC); Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa Educação e Sociedade Contemporânea(UFSC/CNPq); Pesquisador CNPq.

Publicado
15-08-2008
Como Citar
Staimbach Albino, B., Zeiser, C., Bassani, J., & Fernandez Vaz, A. (2008). ACERCA DA VIOLÊNCIA POR MEIO DO FUTEBOL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: RETRATOS DE UMA PRÁTICA E SEUS DILEMAS. Pensar a Prática, 11(2), 139 - 147. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.3111
Seção
Seção Livre