ÍNDICE DE CO-CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS BÍCEPS BRAQUIAL E TRÍCEPS BRAQUIAL DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DE APOIO SOBRE O SOLO

Autores

  • Éber Cardozo UNISINOS
  • Marcelo La Torre UFRGS e UCS
  • Matias Noll Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Fabiana Chaise UFRGS
  • William Pegorini UNISINOS
  • Cláudia Tarragô Candotti

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.30618

Palavras-chave:

Contração muscular, Eletromiografia, Esforço Físico.

Resumo

O objetivo deste estudo foi comparar o índice de co-contração muscular dos músculos bíceps braquial e tríceps braquial em indivíduos praticantes e não praticantes de exercício físico regular durante a realização do exercício de apoio de frente sobre o solo. A amostra foi constituída por vinte indivíduos do sexo masculino, sendo destes divididos em praticantes (n=10) e não praticantes (n=10) de exercícios físicos regulares. O protocolo de avaliação consistiu em realização (1) de duas contrações voluntárias máximas isométricas dos músculos bíceps braquial e tríceps braquial e (2) de dez repetições do exercício de apoio de frente sobre o solo, sendo simultaneamente coletado o sinal eletromiográfico (EMG). A análise do sinal EMG foi realizada utilizando o envelope RMS. Para análise estatística, o índice de co-contração muscular médio obtido durante a realização do exercício de apoio de frente sobre o solo foi submetido a uma Anova One-Way, com fator grupo, para verificar as diferenças entre os grupos (a=0,05). Os resultados durante a realização do exercício de apoio de frente sobre o solo demonstraram um maior índice de co-contração para o grupo não praticante de exercício físico regular (p=0,01).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Éber Cardozo, UNISINOS

Graduado em Educação Física

Marcelo La Torre, UFRGS e UCS

Doutor em Ciências do Movimento HUmano pela UFRGS.

Professor da UNISINOS e da UCS.

Matias Noll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, possui graduação em Educação Física pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, realiza especialização em Fisiologia do Exercício na Universidade Federal do Paraná, e é acadêmico do curso de Biomedicina da Univates.

Fabiana Chaise, UFRGS

Mestre em CIências do Movimento Humano pela UFRGS

William Pegorini, UNISINOS

Graduado em Educação Física pela Unisinos.

Cláudia Tarragô Candotti

Doutora em Ciências do Movimento HUmano pela UFRGS.

Professora da UFRGS.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

CARDOZO, Éber; LA TORRE, M.; NOLL, M.; CHAISE, F.; PEGORINI, W.; CANDOTTI, C. T. ÍNDICE DE CO-CONTRAÇÃO DOS MÚSCULOS BÍCEPS BRAQUIAL E TRÍCEPS BRAQUIAL DURANTE A REALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO DE APOIO SOBRE O SOLO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.30618. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30618. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais