"ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA

  • Leiriane Viveiros Gregório Universidade de Brasília
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília
  • Dulce Filgueira de Almeida Universidade de Brasília
Palavras-chave: Educação Física, Práticas corporais, Escola.

Resumo

“ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?” PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA.

O trabalho objetiva analisar as “práticas corporais” como tema da educação física, por meio da proposição e discussão de um projeto pedagógico, junto a uma turma de oitavo ano de uma escola pública do Distrito Federal. O mesmo valeu-se da problematização e vivência de esporte, dança e brincadeiras populares, à luz do conceito de “práticas corporais”. O desenho metodológico foi pautado em elementos da pesquisa pedagógica, com ênfase na abordagem qualitativa. As técnicas empregadas foram observação, registro em diário de campo, vídeo e avaliação escrita. O projeto promoveu participação e interesse dos estudantes por práticas corporais diversificadas e integração entre meninos e meninas, apontando para a relevância dessa abordagem na escola.

 

"THAT'S PHYSICAL EDUCATION CLASS?" BODY PRACTICES IN SCHOOL

Abstract

The goal of the present study was to analyze "body practices", as theme to school physical education, through the proposal and discussion of a pedagogical project with an eighth-grade class in a public school of the Federal District. The project was based on the problematization and experience of sports, dances, and popular games, in the light of the concept of body practices. The methodology was based on elements of educational research, with an emphasis on qualitative approach. The techniques employed were observation, field notes, video and written evaluation. The project promoted student interest and participation by diverse body practices and integration between boys and girls, pointing to the relevance of this approach in school.

Keywords: Physical Education. Body practices. School.

 

"ESO ES CLASE DE EDUCACIÓN FÍSICA?" PRÁCTICAS DE CUERPO EN LA ESCUELA

Resumen

El presente estudio tuvo por objetivo analizar las "prácticas corporales", como tema de la educación física escolar, a través de la propuesta y discusión de un proyecto pedagógico con alumnos de octavo grado de una escuela pública del Distrito Federal. El proyecto se basó en la problematización y la experiencia de deportes, danzas y juegos populares, teniendo en cuenta el concepto de prácticas corporales. La metodología se basa en los elementos de la investigación educativa, con énfasis en el enfoque cualitativo. Las técnicas empleadas fueron la observación, diário de campo, el vídeo y la evaluación escrita. El proyecto promovió el interés del estudiante y la participación de diversas prácticas corporales y la integración entre niños y niñas, que apunta a la relevancia de este enfoque en la escuela.

Palabras clave: Educación Física. Prácticas corporales. Escuela.

 

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Biografia do Autor

Leiriane Viveiros Gregório, Universidade de Brasília
Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB), Integrante do Imagem -Grupo de pesquisa sobre Corpo e Educação.
Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília

Doutora em Educação pela Universidade de Santa Catarina. Coordenadora do Imagem -Grupo de pesquisa sobre Corpo e Educação. Integrante do núcleo da Rede CEDES da UnB. Pesquisadora dos seguintes temas, principalmente: educação do corpo, infância, mídia-educação, escola, arte infantil e história do corpo.

 

 

Dulce Filgueira de Almeida, Universidade de Brasília
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-doutorado em Sociologia pela Universidade de Salamanca/ES. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). Integrante do Imagem -Grupo de pesquisa sobre Corpo e Educação. Pesquisadora dos temas: corpo, cultura, natureza e políticas públicas.
Publicado
30-12-2014
Como Citar
Gregório, L. V., Wiggers, I. D., & Almeida, D. F. de. (2014). "ISSO É AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA?" PRÁTICAS CORPORAIS NA ESCOLA. Pensar a Prática, 17(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.30234
Seção
Artigos Originais