CONHECIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA RECREAÇÃO TERAPÊUTICA

Autores

  • Inaê Angélia Cherobin Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Angélica Nickel Adamoli Hospital de Clínicas de Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.30012

Palavras-chave:

Recreação, Unidades de Internação, Pediatria.

Resumo

Objetivos: Verificar o conhecimento dos profissionais que atuam na Unidade de Internação Pediátrica (UIP) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) sobre o trabalho desenvolvido na Recreação Terapêutica (RT). Métodos: Realizou-se um estudo quantitativo descritivo de delineamento transversal. A coleta de dados foi realizada com um questionário semi-estruturado e os dados analisados pelo programa estatístico SPSS 18.0. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do HCPA. Resultados: Participaram do estudo 74 indivíduos adultos de ambos os sexos, com média de idade de 34,7 anos, representando 13 categorias profissionais. Aproximadamente 4/5 da amostra possuía pós-graduação e cerca de 70% da amostra trabalha na unidade a menos de 5 anos. 50% dos profissionais nunca ou poucas vezes frequentaram a sala de recreação terapêutica. Quanto às atividades desenvolvidas na RT, 85% da amostra demonstrou conhecê-las, sendo as festas temáticas (100%) e o brincar terapêutico (94,6%) as mais lembradas. Mais de 60% considera que as atividades físicas e lúdicas auxiliam totalmente nos aspectos biopsicossociais durante a internação, considerando a socialização o principal motivo para as crianças realizarem estas atividades durante a internação (60,8%). A formação adequada para atuar na RT é de extrema importância para 80,6% da amostra. Conclusão: Podemos perceber que, no geral, os profissionais da UIP do HCPA conhecem o trabalho desenvolvido na RT e consideram importantes os benefícios da recreação terapêutica para as crianças hospitalizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Inaê Angélia Cherobin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Especialista em Saúde da Criança pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Angélica Nickel Adamoli, Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Graduada em Educação Física. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas. Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

CHEROBIN, I. A.; ADAMOLI, A. N. CONHECIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO NA RECREAÇÃO TERAPÊUTICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.30012. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/30012. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais