ATUAÇÃO DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS SABERES DOCENTES

Autores

  • Jairo Antônio Paixão Universidade Federal de Ouro Preto, MG
  • Glauber César Cruz Custódio Universidade Federal de Ouro Preto
  • Yuri Windson Santos Barroso Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.29598

Palavras-chave:

Atuação profissional. Licenciado. Saberes. Academia de ginástica

Resumo

O estudo analisou a atuação de licenciados em Educação Física em academias de ginástica, bem como a aquisição de saberes e competências necessárias a uma intervenção de qualidade, a partir de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo com um grupo amostral de 26 licenciados atuantes como instrutores de academias de ginástica. Ainda que a formação inicial em licenciatura não os tenha preparado para atuarem diretamente no âmbito do bacharelado, verificou-se que, em sua atuação no referido âmbito profissional, os licenciados buscam realizar cursos de curta duração, acesso ao referencial teórico específico e o contato com bachareis como forma de complementar e aprofundar os conhecimentos relativos às atividades físicas desenvolvidas nas academias de ginástica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jairo Antônio Paixão, Universidade Federal de Ouro Preto, MG

Pós-doutorado pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Doutorado em Ciência do Desporto pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Portugal (2010). Especialização em Educação pela Universidade Federal de viçosa (2005). Especialização em Orientação Educacional pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2002). Graduação em Pedagogia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto do Centro Desportivo da Universidade de Ouro Preto, MG. Coordenador do Projeto de Estímulo a Docência - Educação Física (PIBID-PED-UFOP). Coordenador do Labaratório de Estudos Pedagógicos em Educação Física, CEDUFOP.

Glauber César Cruz Custódio, Universidade Federal de Ouro Preto

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto

Yuri Windson Santos Barroso, Universidade Federal de Ouro Preto

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

PAIXÃO, J. A.; CUSTÓDIO, G. C. C.; BARROSO, Y. W. S. ATUAÇÃO DE LICENCIADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA NAS ACADEMIAS DE GINÁSTICA: UMA ANÁLISE A PARTIR DOS SABERES DOCENTES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.29598. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/29598. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais