FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS REPERCUSSÕES DA PROPOSIÇÃO DE LICENCIATURA AMPLIADA NO CEDF/UEPA

Autores

  • Giselle dos Santos Ribeiro Universidade do Estado do Pará
  • Jessica Regina Sales Lima Universidade do Estado do Pará
  • Anibal Correia Brito Neto Universidade do Estado do Pará
  • Marta Genú Soares Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.29592

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de Recursos Humanos, Política de Educação Superior, Currículo.

Resumo

Discute os limites e possibilidades da implementação da proposta de licenciatura ampliada assumida pelo CEDF/UEPA. Por meio de fontes bibliográficas, documentais e orais revela o processo de judicialização dos impasses na Formação em Educação Física, as contradições na implementação da proposta formativa devido à falta de consenso sobre os projetos em disputa e a adoção acrítica, por parte de professores universitários, de discursos que não apreendem a totalidade da matéria referente a legislação educacional brasileira. Conclui sobre a inviabilidade de desfechos consensuais, o que demanda aos defensores da proposta de formação ampliada a desnaturalização das interpretações jurídico-educacionais em favor de um viés político.

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Biografia do Autor

Giselle dos Santos Ribeiro, Universidade do Estado do Pará

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2013). Aluna do Curso de Especialização em Pedagogia da Cultura Corporal pela Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa RessignificaR: Experiências Inovadoras na Formação de Professores e prática pedagógica em Educação Física. Foi Bolsista de Iniciação Científica e Iniciação à Docência pela Universidade do Estado do Pará. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor e prática pedagógica. Endereço CV: http://lattes.cnpq.br/1066711547153335

Jessica Regina Sales Lima, Universidade do Estado do Pará

Aluna do Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade do Estado do Pará. Membro do Grupo de Pesquisa RessignificaR: Experiências Inovadoras na Formação de Professores e prática pedagógica em Educação Física. Monitora da Disciplina Pesquisa e Prática Pedagógica do Curso de Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade do Estado do Pará. Foi Bolsista de Iniciação Científica. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor e prática pedagógica. Endereço CV: http://lattes.cnpq.br/8074202184838115

 

Anibal Correia Brito Neto, Universidade do Estado do Pará

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (2004), Especialista em Lazer (2005) e em Educação Física Escolar (2006), ambos pela UEPA. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação PPGED/UEPA (2009). Professor Assistente do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física da Universidade do Estado do Pará. Aluno do Programa de Pós-Graduação em Educação (Doutorado) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Organização do Trabalho Pedagógico, Produção do Conhecimento Científico e Políticas Educacionais.  Endereço CV: http://lattes.cnpq.br/3700657249309537

Marta Genú Soares, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1998). Professora Titular da Universidade do Estado do Pará, lotada no Curso de Licenciatura em Educação Física e no PPGED/UEPA- Mestrado em Educação, na Linha de Formaçao de Professores. É lider do Grupo RessignificaR: Experiências inovadoras na formação de professores e prática pedagógica em Educação Física e pesquisadora da Rede Internacional de Investigadores em Motricidade Humana- RIIMH. Pesquisadora convidada do Grupo de Pesquisa em Práticas Educativas em Movimento/GEPEM/UFRN e pesquisadora do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte/CBCE. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professor e prática pedagógica. Endereço CV: http://lattes.cnpq.br/5299382052741078

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Publicado

2015-03-31

Como Citar

RIBEIRO, G. dos S.; LIMA, J. R. S.; BRITO NETO, A. C.; SOARES, M. G. FORMAÇÃO INICIAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA E AS REPERCUSSÕES DA PROPOSIÇÃO DE LICENCIATURA AMPLIADA NO CEDF/UEPA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.29592. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/29592. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais