PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO

Autores

  • Jacob Alfredo Iora CEFD/UFSM
  • Maristela da Silva Souza CEFD/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.29566

Palavras-chave:

Educação física. Prática pedagógica. Propostas críticas. Escola.

Resumo

O artigo problematiza o ensino da Educação Física através de pesquisa de campo com dois grupos de trabalho do CEFD-UFSM com fundamento nas propostas Crítico-Superadora e Crítico-Emancipatória, para desenvolver projetos de extensão em escolas da rede pública de Santa Maria, Rs. O estudo objetiva conhecer quais elementos determinam e/ou dificultam a operacionalização dessas propostas no cotidiano escolar, e ainda como produzir conhecimento a partir de propostas críticas para subsidiar desfios de contexto educacional neste momento histórico em que o ensino na EF passa pela necessidade de contextualizar a categoria razão que ora perde centralidade no processo pedagógico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacob Alfredo Iora, CEFD/UFSM

Mestre em Educação Física pela UFPel. Professor substituto do departamento de Desportos Individuais do CEFD/UFSM.

Telefone: (55) 9939-4025

Maristela da Silva Souza, CEFD/UFSM

Professora Associada do Departamento de desportos Individuais da Universidade Federal de Santa Maria. Professora orientadora do PPG do CEFD/UFSM e da ESEF/UFPel.

Telefone: (55) 9614-2487

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

IORA, J. A.; SOUZA, M. da S. PROPOSTAS PEDAGÓGICAS CRÍTICO-SUPERADORA E CRÍTICO-EMANCIPATÓRIA: FORMAÇÃO EM EF ATRAVÉS DOS PROJETOS DE EXTENSÃO. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.29566. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/29566. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais