PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS

Autores

  • Anne Caroline Duarte
  • Douglas Roberto Borella Professor do Colegiado do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Gabriela Simone Harnisch Mestranda em Educação Física na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa de atividade Física Adaptada.
  • Robson Frank
  • Angela Schone Acadêmica do curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Marechal Cândido Rondon – PR.

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v18i1.28054

Palavras-chave:

Crianças com deficiência, Pessoas com deficiência, Educação Física, Educação.

Resumo

O objetivo do presente estudo foi de verificar as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores de Educação Física, atuantes em turmas do ensino fundamental - anos iniciais, onde estão inseridos alunos com deficiência. Para tanto, utilizou-se da pesquisa descritiva observacional, com análise mista. Foram observadas 25 aulas, de cinco (5) professores, utilizando-se de um roteiro de campo. Os resultados demonstraram que as Práticas Pedagógicas utilizadas pelos professores promoveram parcialmente a inclusão dos alunos com deficiência, de modo que os métodos de ensino mais eficientes para a promoção da inclusão foram os menos utilizados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anne Caroline Duarte

Graduada em Educação Física pela Unioeste. Marechal Cândido Rondon – PR.

Douglas Roberto Borella, Professor do Colegiado do Curso de Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutor em Educação Especial - Universidade Federal de São Carlos - UFSCar; Mestre em Educação Especial - UFSCar; Especialista em Psicopedagogia - IBPEX; Especialista em Educação Especial - IBPEX; Graduação em Educação Física - UNIOESTE; Atualmente é Professor efetivo do Colegiado de Educação Física da UNIOESTE. Tem experiência na área de Educação Física Escolar, Educação Especial e Atividade Física Adaptada. Coordena o Projeto de Extensão UNIAFA - Atividades Físicas Adaptadas na Unioeste. É Líder do Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada da UNIOESTE: UNIGEPAFA. Coordenador do Projeto PIBID; Vice coordenador do curso de Educação Física da UNIOESTE.

Gabriela Simone Harnisch, Mestranda em Educação Física na UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, na linha de pesquisa de atividade Física Adaptada.

Graduada em Educação Física - Licenciatura pela UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, no ano de 2012. Atuante no Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física Adaptada na UNIOESTE (UNIGEPAFA) e Grupo de Estudos e Pesquisa em Lutas.

Robson Frank

Graduado em Educação Física pela Unioeste. Marechal Cândido Rondon – PR.

Downloads

Publicado

2015-03-31

Como Citar

DUARTE, A. C.; BORELLA, D. R.; HARNISCH, G. S.; FRANK, R.; SCHONE, A. PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM CLASSES QUE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA ESTÃO INSERIDOS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 2015. DOI: 10.5216/rpp.v18i1.28054. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/28054. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais