CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL

  • Luize Moro Universidade Federal do Paraná
  • Simone Rechia Universidade Federal do Paraná
  • Talita Stresser de Assis UFPR
Palavras-chave: Infância, Espaço Público, Área para crianças, Brinquedo

Resumo

Este artigo trata-se de um recorte de pesquisa de dissertação que objetivou diagnosticar as formas de organização e infraestrutura das áreas destinadas às crianças presentes nos parques públicos da cidade de Curitiba. Partiu-se de uma abordagem de cunho sociológico de metodologia qualitativa-descritiva. Os resultados do estudo identificaram um conjunto de obstáculos referentes à organização e à infraestrutura de tais espaços.  Compreendendo a importância do brincar da criança no espaço público e a configuração das cidades no mundo atual, torna-se urgente garantir a essa população espaços infantis de qualidade, com segurança; respeitando, estimulando e favorecendo o potencial lúdico a partir da infância com reflexos sociais por toda vida.

 

 

 

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Biografia do Autor

Luize Moro, Universidade Federal do Paraná

Professora no Departamento de Educação Física da UFPR.

Doutoranda em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9885038422277720

Simone Rechia, Universidade Federal do Paraná
Professora adjunta do Departamento de Educação Física da UFPR.http://lattes.cnpq.br/5265139315424802
Talita Stresser de Assis, UFPR

Mestre em Educação Física pela UFPR

http://lattes.cnpq.br/9623845598361670

Publicado
30-12-2014
Como Citar
Moro, L., Rechia, S., & de Assis, T. S. (2014). CONHECENDO OS PARQUES DE CURITIBA E SEUS ESPAÇOS PÚBLICOS DESTINADOS AS BRINCAIDERAS INFANTIS – UM PANORAMA GERAL. Pensar a Prática, 17(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v17i4.27198
Seção
Artigos Originais