DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA

Autores

  • Danieli Alves Pereira Marques UFSC
  • Aguinaldo Cesar Surdi UFSC
  • Marília Del Ponte de Assis UFSC
  • Elenor Kunz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i3.26903

Palavras-chave:

Dança. Educação. Imitação. Criação.

Resumo

O estudo apresenta uma discussão referente à imitação e à criação de movimentos no contexto do ensino da dança. Trata-se de um ensaio teórico que fundamenta-se na fenomenologia de Merleau-Ponty (1991, 1999,1974), na teoria do “se-movimentar” humano de Kunz (2001) e na concepção de mímesis de Wulf (2005). O estudo aponta a necessidade de se construírem estratégias pedagógicas para que haja espaço para uma “imitação criativa”, uma aprendizagem que permita a busca de um estilo-próprio na execução/experimentação dos movimentos. Alem disso, indica possibilidades de se estabelecer um diálogo que valorize as experiências trazidas do mundo vivido de cada sujeito – seu “mundo de movimentos” – e as diversas formas de dançar.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Alves Pereira Marques, UFSC

Doutoranda e Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Dança e Consciência Corporal pela Universidade Gama Filho

http://lattes.cnpq.br/6024670193365228




Aguinaldo Cesar Surdi, UFSC

Doutor em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina

http://lattes.cnpq.br/2452504102904189

Marília Del Ponte de Assis, UFSC

Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

http://lattes.cnpq.br/9840350406948233


Elenor Kunz, UFSM

Colaborador do Programa de Pós Graduação em Educação Física. CEFD/Universidade Federal de Santa Maria.Santa Maria/Rio Grande do Sul.

http://lattes.cnpq.br/0451631464832830

Downloads

Publicado

2014-09-09

Como Citar

ALVES PEREIRA MARQUES, D.; SURDI, A. C.; DEL PONTE DE ASSIS, M.; KUNZ, E. DAS TÉCNICAS ESPECÍFICAS E DO MUNDO VIVIDO: IMPLICAÇÕES SOBRE O IMITAR E O CRIAR NA DANÇA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 3, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i3.26903. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26903. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Ensaios