A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA

Autores

  • Mayra Fernanda Vendruscolo Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura - Coxim/MS.
  • André Malina Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Ângela Celeste Barreto de Azevedo Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.26563

Palavras-chave:

Obesidade, Comportamento Social, Mídia

Resumo

A obesidade em contraste ao estabelecimento de um padrão corporal é questão social atual, discutida, entre outras, na área de Educação Física. Na presente pesquisa verificou-se como é veiculada essa questão da obesidade e padrão corporal pela mídia relacionada aos elementos ideológicos contidos na sociedade de consumo. Para análise, elegeu-se reportagens do período de um ano de uma revista com tiragem semanal superior a um milhão de exemplares. Os resultados demonstraram que a mídia pode influenciar para uma concepção da obesidade e padrão corporal como um fim em si mesma, responsabilizando o indivíduo por meio da mediação ideológica. Nesse sentido, confunde-se saúde, beleza e lucro, atrelando consumismo de produtos à busca de um corpo perfeito e padronizado socialmente.

 

 

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Biografia do Autor

Mayra Fernanda Vendruscolo, Escola Estadual Pedro Mendes Fontoura - Coxim/MS.

Licenciada em Educação Física pela UFMS

Especialista em Educação Física

André Malina, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciatura em Educação Física

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Ângela Celeste Barreto de Azevedo, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Licenciada em Educação Física

Doutora

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Publicado

2014-06-30

Como Citar

VENDRUSCOLO, M. F.; MALINA, A.; AZEVEDO, Ângela C. B. de. A CONCEPÇÃO DE OBESIDADE E PADRÃO CORPORAL POR MEDIAÇÕES IDEOLÓGICAS DA MÍDIA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.26563. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26563. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais