MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1822-1922) NO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Paulo Renato Vicari Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carolina Fernandes da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.26074

Palavras-chave:

História do Esporte, Jogos Latino-americanos, Jogos Olímpicos.

Resumo

Em 1922 o Brasil comemorou o centenário de sua independência, ano marcado por festejos em várias áreas, dentre elas a esportiva. Entre esses, estavam os Jogos Latino-americanos, realizados no Rio de Janeiro. Porto Alegre também promoveu seu evento, os Jogos Olímpicos. O objetivo dessa pesquisa é reconstruir como sucedeu esses Jogos em Porto Alegre. Para tanto, realizou-se uma coleta de dados, especialmente em jornais. A análise revelou o reconhecimento do esporte como uma prática cultural privilegiada nestas festividades. Porto Alegre ocupou um papel de relevância nas comemorações ao enviar atletas para os Jogos do Rio de Janeiro e organizar seu próprio evento. Tal participação, provavelmente resultou de sua forte tradição no associativismo esportivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Renato Vicari, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduado em educação física licenciatura pela UFRGS. Integrante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME).

Currículo Lattes:

Carolina Fernandes da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano - PPGCMH/ESEF/UFRGS, com bolsa CAPES. Mestre no Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano com bolsa CAPES. Especialista em Cinesiologia pela ESEF/ UFRGS. Graduada em Educação Física com licenciatura plena pela Universidade da Região da Campanha. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte. Membro integrante do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física- NEHME- ESEF/UFRGS.

Currículo Lattes:

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4213034P6

 


Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora doutora dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Tutora do Programa de Educação Tutorial da Educação Física da UFRGS. Realiza pesquisas em História do Esporte e da Educação Física e Estudos Olímpicos. Coordenadora do Núcleo em Estudos em História do Esporte e da Educação Física.

Currículo Lattes:

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

VICARI, P. R.; DA SILVA, C. F.; MAZO, J. Z. MANIFESTAÇÕES ESPORTIVAS NAS COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL (1822-1922) NO RIO GRANDE DO SUL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.26074. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/26074. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais