UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DOS PERSONAL TRAINERS

Autores

  • Isabelle Sena Gomes Universidade Federal da Paraíba
  • Iraquitan de Oliveira Caminha Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i2.25681

Palavras-chave:

Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.

Resumo

RESUMO

O treinamento personalizado se expandiu no Brasil a partir dos anos 80 como reflexo da influência americana exercida pela adesão dos astros de Hollywood ao serviço. Apesar de o treinamento personalizado ser reconhecido como prática de cuidado de si, vários aspectos referentes à formação e atuação dos profissionais que trabalham nesta área carecem de discussão. Assim, este artigo revisou periódicos científicos nacionais publicados entre 2007 e 2012 a fim de sintetizar informação sobre a formação e atuação dos Personais. Acredita-se que a reorganização do currículo acadêmico seja necessária, bem como o estímulo de novas competências – não apenas perspectivas utópicas, mas de aplicação prática-  no sentido de formar profissionais mais completos.

Palavras chave: Personal Trainer. Revisão Sistemática. Síntese criteriosa.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabelle Sena Gomes, Universidade Federal da Paraíba

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (2010). Mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UFPB/UPE). Tem experiência nas áreas: escolar e não-escolar. Interessa-se pelos estudos acerca do corpo, e faz parte do LAISTHESIS -Laboratório de Estudos sobre Corpo Cultura e Sociedade (UFPB).

Iraquitan de Oliveira Caminha, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente é professor-pesquisador do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Líder dos grupos de pesquisa: LAISTHESIS - Laboratório de Estudos sobre Corpo, Estética e Sociedade e do Grupo de Estudos de FILOSOFIA DA PERCEPÇÃO. Membro do LABORE - Laboratório de Psicopatologia Fundamental do EPSI (Espaço Psicanalítico) e do NEPPE - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Educação do EPSI.

Downloads

Publicado

2014-06-30

Como Citar

GOMES, I. S.; CAMINHA, I. de O. UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL: O CASO DOS PERSONAL TRAINERS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i2.25681. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25681. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão