A MATEMATIZAÇÃO DA VIDA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE PESSOAS NA MEIA IDADE

Autores

  • Priscilla de Cesaro Antunes Universidade Federal de Goiás
  • Ana Márcia Silva Universidade Federal de Goiás
  • Tadeu João Ribeiro Baptista Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.25352

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento, Meia idade, Atividade Física, Relatório de Pesquisa.

Resumo

Objetivamos analisar as organizações metodológicas que estruturam as investigações da Educação Física produzidas nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu com pessoas na meia idade e suas implicações na produção do conhecimento face à realidade social concreta. Analisamos os dados de duas teses e dezessete dissertações com base no modelo quadripolar. Identificamos que dezoito pesquisas aproximaram-se da tendência epistemológica empírico-analítica e uma do referencial crítico-dialético. As questões de método enfatizaram a quantificação das informações referentes à vida dos sujeitos, desprezando explicações de ordem mais qualitativa, no âmbito social ou subjetivo, o que por vezes distanciou os estudos do plano do real, no sentido de um potencial impacto social significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla de Cesaro Antunes, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3001179599852212

Ana Márcia Silva, Universidade Federal de Goiás

Professora da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8175893893424249

Tadeu João Ribeiro Baptista, Universidade Federal de Goiás

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Goiás.

Link do currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9002864045147738

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

ANTUNES, P. de C.; SILVA, A. M.; BAPTISTA, T. J. R. A MATEMATIZAÇÃO DA VIDA: UMA ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE PESSOAS NA MEIA IDADE. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.25352. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/25352. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais