A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA

Autores

  • Carlos Rey Perez Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo
  • Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo
  • Carlos Bandeira de Mello Monteiro Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.21955

Palavras-chave:

Transferência de aprendizagem, Exergame

Resumo

A utilização de realidade virtual está cada vez mais presente nas tarefas cotidianas. O objetivo desse estudo foi investigar o benefício da prática anterior em um jogo de computador no desempenho de uma tarefa semelhante no mundo real. Participaram do estudo 24 crianças que foram aleatoriamente divididos em Grupo Virtual (GV) e Grupo Real (GR). No GV os sujeitos praticaram a tarefa virtual e depois real, no GR os sujeitos praticaram somente a tarefa real. Os resultados indicaram que houve uma superioridade no desempenho daquelas que executaram em um ambiente virtual (p<0,004). Conclui-se que a prática virtual pode ser benéfica para o desempenho nessa habilidade motora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Rey Perez, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

Mestre

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

Av. Santa Catarina, 2432 – São Paulo – SP – 04378-200

(11) 98136-2359

reyperez@uol.com.br

http://lattes.cnpq.br/2256271432922098

 

Este trabalho é decorrência das discussões realizadas no Grupo de Estudo e Pesquisa em Capacidades e Habilidades Motoras (Gepcham) da EACH-USP (http://each.uspnet.usp.br/gepcham/)

Jaqueline Freitas de Oliveira Neiva, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

Mestre

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

http://lattes.cnpq.br/6307259132116000

Carlos Bandeira de Mello Monteiro, Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

Doutor

Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) – Universidade de São Paulo

http://lattes.cnpq.br/7155249367394645

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

PEREZ, C. R.; NEIVA, J. F. de O.; MONTEIRO, C. B. de M. A VIVÊNCIA DA TAREFA MOTORA EM AMBIENTE VIRTUAL E REAL: ESTUDO DA DEVOLUÇÃO DO SAQUE DO TÊNIS DE MESA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.21955. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21955. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais