A RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS E AS CIÊNCIAS NATURAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM

Autores

  • Maristela da Silva Souza cefd/UFSM
  • Maíra Lara Couto CEFD/UFSM
  • Elizara Carolina Marin CEFD/UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.21520

Palavras-chave:

Ciências naturais, Ciências sociais, Educação Física, Reforma curricular

Resumo

Este artigo analisa o processo de formação do CEFD/UFSM no que se refere à relação entre conhecimentos das Ciências Sociais e das Ciências Naturais. Nossa hipótese é a de que existe dicotomia entre tais ciências e que hoje isto se expressa na divisão dos cursos de Licenciatura e Bacharelado. Ao realizarmos pesquisa documental dentre os currículos de formação foi possível perceber que, com a divisão na reforma curricular de 2005-2006, a formação em Educação Física no CEFD retrocede na história e divide a área segundo concepções da década de 1960, colocando saber científico e prática pedagógica em polos distintos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maristela da Silva Souza, cefd/UFSM

professora Adjunta do departamento de Desportos Individuais do CEFD da UFSM e professora orientadora do PPG do CEFD/UFSM.

Maíra Lara Couto, CEFD/UFSM

mestranda em Educação Física do PPG/CEFD/UFSM

Elizara Carolina Marin, CEFD/UFSM

professora Adjunta do Departamento de desportos Individuais do CEFD/UFSM. Professora orientado do PPG/CEFD/UFSM. Corrdenadora do PPG/CEFD/UFSM.

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

SOUZA, M. da S.; COUTO, M. L.; MARIN, E. C. A RELAÇÃO ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS E AS CIÊNCIAS NATURAIS NA FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO CEFD/UFSM. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.21520. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/21520. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais