GENNEP, A. V. Os ritos de passagem. 2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011.

Autores

  • Alan Camargo Silva Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)
  • Sílvia Maria Agatti Lüdorf Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.19501

Palavras-chave:

Ritos de passagem, Liminaridade, Antropologia, Educação Física.

Resumo

A presente resenha se refere ao livro “Os ritos de passagem” de Arnold Van Gennep. O autor tornou objeto de estudo, de forma pioneira, a existência de aspectos constitutivos do momento de transição do indivíduo a uma mudança no seu estatuto social. Discute-se a importância das análises acerca de cerimônias, ritos, espetáculos, que se caracterizam por eventos fundamentais no processo de pertencimento a determinado grupo social. A noção de identidade coletiva pode ser traduzida pelo (não) reconhecimento do indivíduo perante aos outros. O texto estimula a pensar em aspectos socioculturais que permeiam o âmbito acadêmico da área de Educação Física

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Camargo Silva, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Mestre em Educação Física pela Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Membro do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE/ EEFD-UFRJ).

Sílvia Maria Agatti Lüdorf, Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes - Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NESPEFE/ EEFD-UFRJ)

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Educação Física) e do curso de graduação em Educação Física da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ). Coordenadora do Núcleo de Estudos Sociocorporais e Pedagógicos em Educação Física e Esportes (NESPEFE – EEFD/UFRJ).

Downloads

Publicado

13-12-2012

Como Citar

Silva, A. C., & Lüdorf, S. M. A. (2012). GENNEP, A. V. Os ritos de passagem. 2. ed., Trad. Mariano Ferreira. Petrópolis: Vozes, 2011. Pensar a Prática, 15(4). https://doi.org/10.5216/rpp.v15i4.19501

Edição

Seção

Resenhas