A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SURF: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2000-2011

Autores

  • Vinicius Zeilmann Brasil Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC
  • Valmor Ramos Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC
  • Ciro Goda Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19466

Palavras-chave:

Formação profissional, Educação Física, Surf, Produção científica

Resumo

Este artigo teve como objetivo realizar uma análise da produção científica sobre surf publicada entre janeiro de 2000 e dezembro de 2011. Realizou-se a busca dos artigos nas bases de dados Google Acadêmico, Scielo, Science Direct, Sport Discus e ISI (Web of Science). Selecionaram-se 150 manuscritos que foram analisados e classificados em 5 categorias: Sócio-Antropológica (58), Qualidade de Vida e Saúde (38), Desempenho Esportivo (36), Administrativa (11) e Pedagógica (7). Os resultados indicam que a produção científica sobre surf tem aumentado nos últimos anos e suas iniciativas tem-se originado de diversas áreas do conhecimento. Dentre as temáticas mais estudadas verificaram-se aquelas ligadas ao espaço de prática do surf e as lesões oriundas da prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Zeilmann Brasil, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC

Vinicius Zeilmann Brasil, Licenciado em Educação Física, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF.

Valmor Ramos, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC

Valmor Ramos, Doutor, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF

Ciro Goda, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID/UDESC

Ciro Goda, Mestre, Universidade do Estado de Santa Catarina-UDESC, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte-CEFID, Laboratório de Pedagogia do Esporte e Educação Física-LAPEF

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

BRASIL, V. Z.; RAMOS, V.; GODA, C. A PRODUÇÃO CIENTÍFICA SOBRE SURF: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES ENTRE 2000-2011. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19466. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19466. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão