EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN

Autores

  • Cristianne da Silva Reis Universidade Federal do Paraná
  • Iverson Ladewig Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.19237

Palavras-chave:

Síndrome de down - focos de atenção - dica aguda

Resumo

Resumo:O objetivo desta pesquisa foi verificar o resultado do arremesso lance livre adaptado, de uma criança com Síndrome de Down, do sexo masculino (idade 9 anos e 1 mês, sem experiência), aluno de uma escola especial de Curitiba – Paraná, em apenas um dia na própria escola e horário em que estuda com utilização de dicas agudas e dois focos de atenção (externo e interno), definidos por sorteio, sem treinamento. O aluno realizou o foco interno (FI) arremessando uma bola em uma cesta, após a instrução: “Bola no peito! Arremesse!”. A realização do foco externo (FE) foi da mesma forma, com a única diferença que a instrução foi: “Bola na cesta! Arremesse!”. Os arremessos foram filmados em 2D (60Hz) no plano sagital. A partir de um conjunto de 20 arremessos, foram divididos aleatoriamente em 10 tentativas para cada condição (FI e FE). As análises estatísticas foram realizadas através do software SPSS (versão 18.0). A estatística descritiva qualitativa com ênfase na análise das frequências resultou em 30% de todas as tentativas válidas foram em acerto, e 70% foram erro na condição de FI. Na condição de FE, 50% foi acerto, e 50% foi erro. A condição de FE teve vantagem sobre a condição de FI.

 

Palavras-chave: Síndrome de down -  focos de atenção -  dica aguda.[1]

 


[1] O presente trabalho não contou com apoio financeiro de nenhuma natureza para sua realização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristianne da Silva Reis, Universidade Federal do Paraná

Mestrado na área de Educação Física, na área de pesquisa em Ciências do Esporte - Departamento de Educação Física -  Comportamento Motor - Orientador: Iverson Ladewig - UFPR - 2011. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1426824149978102

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

REIS, C. da S.; LADEWIG, I. EFEITOS DO USO DE DICAS AGUDAS, COM DOIS FOCOS ATENÇÃO, EM UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.19237. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19237. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais