PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICA AVALIATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS

Autores

  • Luciene Farias Melo Doutora da Universidade São Judas Tadeu
  • Maria Luiza de Jesus Miranda Universidade São Judas Tadeu.
  • Osvaldo Luiz Ferraz Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo
  • Vilma Lení Nista-Piccolo Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM;

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.18838

Palavras-chave:

avaliação, Educação Física escolar, métodos de pesquisa

Resumo

Neste estudo objetivou-se investigar a produção de conhecimentos sobre a prática avaliativa (PA) de professores de Educação Física (EF) publicada em artigos nas décadas de 1990 a 2010, analisando as escolhas metodológicas, como: a abordagem de pesquisa, o delineamento; os instrumentos e o tipo de população pesquisada. A amostra, composta por 18 artigos, foi coletada nas bases de dados SCIELO, SIBRADID e EBSCO-SPORT DISCUS. O trabalho inclui a descrição e a categorização dos dados expostos em tabelas, analisados com métodos quantitativos e qualitativos. Os resultados apontaram um restrito número de produções que abordam a PA do professor que abarquem com a complexidade do processo de avaliação nos diferentes níveis do Ensino Básico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Farias Melo, Doutora da Universidade São Judas Tadeu

Professora Doutora pelo programa de pós-graduação - USJT; Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/Observatório da Educação).

Maria Luiza de Jesus Miranda, Universidade São Judas Tadeu.

Doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP, professora e coordenadora do programa de pós-graduação da Universidade São Judas Tadeu.

Osvaldo Luiz Ferraz, Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da USP, docente da Escola de Educação Física e Esporte da USP.

Vilma Lení Nista-Piccolo, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM;

Doutora em Psicologia Educacional pela UNICAMP; Orientadora da pesquisa; Professora Doutora do Programa de pós-graduação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, UFTM; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física escolar (GEPEFE/Observatório da Educação).

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

MELO, L. F.; MIRANDA, M. L. de J.; FERRAZ, O. L.; NISTA-PICCOLO, V. L. PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM PRÁTICA AVALIATIVA DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANÁLISE DAS ESCOLHAS METODOLÓGICAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.18838. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18838. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão