AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE INTELIGÊNCIA HUMANA

Tatiana Passos Zylberberg, Vilma Leni Nista-Piccolo

Resumo


A partir dos estudos de Howard Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e por meio das pesquisas que temos empreendido neste campo, nos propomos a compreender a(s) inteligência(s) de uma maneira diferente daquela proposta pelos modelos clássicos. Defendemos que o entendimento de uma visão pluralista da mente humana inspira uma pedagogia da singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os múltiplos modos de aprender de um aluno. Destacamos, ainda, a responsabilidade dos professores de Educação Física em disponibilizar diferentes caminhos para ensinar um mesmo conteúdo ou modalidade esportiva. Apontamos, neste artigo, algumas contribuições visando melhorar as propostas pedagógicas para se ensinar o esporte.

Palavras-chave


inteligência, aprendizagem e pedagogia do esporte.

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1845

A Revista Pensar a Prática é indexada por:
 
Sport Information Resource Centre