AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE INTELIGÊNCIA HUMANA

Autores

  • Tatiana Passos Zylberberg Metrocamp
  • Vilma Leni Nista-Piccolo Sao Judas, Metrocamp

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1845

Palavras-chave:

inteligência, aprendizagem e pedagogia do esporte.

Resumo

A partir dos estudos de Howard Gardner, autor da teoria das Inteligências Múltiplas (IM) e por meio das pesquisas que temos empreendido neste campo, nos propomos a compreender a(s) inteligência(s) de uma maneira diferente daquela proposta pelos modelos clássicos. Defendemos que o entendimento de uma visão pluralista da mente humana inspira uma pedagogia da singularidade, na qual ensinar envolve reconhecer os múltiplos modos de aprender de um aluno. Destacamos, ainda, a responsabilidade dos professores de Educação Física em disponibilizar diferentes caminhos para ensinar um mesmo conteúdo ou modalidade esportiva. Apontamos, neste artigo, algumas contribuições visando melhorar as propostas pedagógicas para se ensinar o esporte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana Passos Zylberberg, Metrocamp

Doutora em Educação Física - Unicamp Professora do curso de Educação Física - Metrocamp

Vilma Leni Nista-Piccolo, Sao Judas, Metrocamp

Doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp

Downloads

Publicado

2008-03-24

Como Citar

ZYLBERBERG, T. P.; NISTA-PICCOLO, V. L. AS CONTRIBUIÇÕES DOS ESTUDOS SOBRE INTELIGÊNCIA HUMANA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 59–68, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1845. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1845. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Seção Temática