DAS GYMNASTICAS NOS QUARTÉIS AO ESPORTE COMPETITIVO: ANÁLISES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ENTRE OS MILITARES ATÉ A FUNDAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS MILITARES

Autores

  • Karina Barbosa Cancella Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18134

Palavras-chave:

História do Esporte, Forças Armadas, Ligas Esportivas

Resumo

O esporte militar apresentou grande projeção em todo o mundo nas últimas décadas e suas estruturas organizacionais passaram a se equiparar às organizações esportivas de alta performance. No entanto, o processo de introdução das práticas esportivas no interior dos quartéis, assim como os principais objetivos e instrumentos utilizados ainda é uma temática pouco trabalhada nas pesquisas sobre História do Esporte no Brasil. Este artigo, utilizando os pressupostos da História Comparada e o método de análise crítica de documentos, visa analisar os períodos iniciais de contato dos militares brasileiros com o esporte enfocando o processo de transição da prática das gymnasticas à implantação do esporte competitivo, formalizado a partir da fundação das Ligas Esportivas Militares em 1915.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Barbosa Cancella, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (UFRJ); Bolsista CAPES; Integrante do Sport: Laboratório de História do Esporte e do Lazer (UFRJ); Especialista em Educação a Distância (UGF); Bacharel e Licenciada em História (UGF).

http://lattes.cnpq.br/7270344088604887

Downloads

Publicado

2013-09-30

Como Citar

CANCELLA, K. B. DAS GYMNASTICAS NOS QUARTÉIS AO ESPORTE COMPETITIVO: ANÁLISES SOBRE A INTRODUÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS ENTRE OS MILITARES ATÉ A FUNDAÇÃO DAS LIGAS ESPORTIVAS MILITARES. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.18134. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18134. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais