COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA

Autores

  • Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto.
  • Siomara Aparecida Silva Profª Drª do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v16i3.18112

Palavras-chave:

Educação. Educação Física e Treinamento.

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.

ABSTRAT

The objective of this study is to analyze the relationship between motor coordination and the Index of Basic Education Development (Ideb) as well as for interference on the amount of sports that the pedagogical relationship. 154 students participated in the Initial and Final Years of elementary school. It was made ??two collections (pre-and post-test) through the test KTK into two groups. Through the Student T-independent and paired comparisons were made. There was a direct relationship between Ideb and coordination, but not significant, and interference of sports practice and context. The pedagogical relationship established reaffirms the need for a sports practice grounded in cognitive ability in order to improve the quality of motor action and the quality of education.

Keywords: Education. Physical Education and Training.

RESUMEN

El objetivo de este estudio es analizar la relación entre la coordinación motora y el Índice de Desarrollo de la Educación Básica (Ideb), así como la interferencia de la cantidad de deportes que la relación pedagógica. 154 estudiantes participaron en los años iniciales y finales de la escuela primaria. Se hizo dos colecciones (pre-y post-test) a través de la prueba de KTK, en dos grupos. A través de la T-Student comparaciones independientes y pareadas fueron hechas. Hubo una relación directa entre Ideb y la coordinación, pero no significativo, y la interferencia de la práctica deportiva y el contexto. La relación pedagógica establecida reafirma la necesidad de una práctica deportiva basada en la capacidad cognitiva con el fin de mejorar la calidad de la acción motora y la calidad de la educación.

Palabras clave: Educación. Educación y Entrenamiento Físico.

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Biografia do Autor

Jenipher Emanuelle de Lima Campos Zampier, Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto.

http://lattes.cnpq.br/8733333709183345 Discente do curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal de Ouro Preto.

Siomara Aparecida Silva, Profª Drª do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

  • Profª Drª do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Pretohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=N781359tora do Centro Desportivo da Universidade Federal de Ouro Preto

O objetivo deste estudo é analisar a relação entre a coordenação motora e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como se há interferência da quantidade de prática esportiva nessa relação pedagógica. Participaram 154 alunos dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. Realizaram-se duas coletas (pré e pós-teste) através do teste KTK, em dois grupos. Através do T-Student independente e pareado foram feitas as comparações. Verificou-se uma relação direta entre o Ideb e a coordenação, não significativa e, interferência da prática esportiva e do contexto. A relação pedagógica estabelecida reafirma a necessidade de uma prática esportiva alicerçada na capacidade cognitiva com vistas na melhoria da qualidade da ação motora e da qualidade do ensino.

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

ZAMPIER, J. E. de L. C.; SILVA, S. A. COORDENAÇÃO MOTORA E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA RELAÇÃO PEDAGÓGICA. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. DOI: 10.5216/rpp.v16i3.18112. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/18112. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais