A TÉCNICA ESPORTIVA COMO CONSTRUÇÃO CULTURAL: IMPLICAÇÕES PARA A PEDAGOGIA DO ESPORTE

Jocimar Daolio, Emerson Luís Velozo

Resumo


O texto discute a técnica esportiva a partir de alguns referenciais das ciências sociais e humanas, fazendo um contraponto ao conceito tradicional de técnica utilizado pela área de Educação Física e Esporte, cuja base teórica é composta primordialmente por contribuições das ciências da natureza. Considerando a técnica como o conjunto de modos de fazer e a tática como as razões do fazer, o texto trata das implicações para a pedagogia do esporte, propondo o ensino da cultura esportiva de forma mais democrática, singular e autoral, respeitando as especificidades culturais e as constantes ressignificações do esporte.

PALAVRAS-CHAVE: esporte - cultura esportiva - pedagogia do esporte - técnica esportiva


Palavras-chave


esporte - cultura esportiva - pedagogia do esporte - técnica esportiva

Texto completo:

HTML PDF


DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1794

A Revista Pensar a Prática é indexada por:
 
Sport Information Resource Centre