DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIANTE DO PARADIGMA DA INCLUSÃO

  • Régis Henrique dos Reis Silva Universidade Federal de Goiás / CEPAE - Goiânia
  • Sônia Bertoni Sousa UNIPAM/Educação Física-Patos de Minas/MG
  • Maria Helena Candelori Vidal UNIPAC/Educação Física-Uberlândia/MG
Palavras-chave: educação física, educação especial, inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir, de forma sucinta, os dilemas e as perspectivas da Educação Física diante do paradigma da inclusão escolar de pessoas com necessidades educacionais especiais. Para isto, faz-se necessário abordar as seguintes temáticas: a) princípios que orientam a educação especial; b) fatos e correntes de pensamento que vêm orientando o desenvolvimento da educação inclusiva no Brasil; c) políticas educacionais brasileiras relacionadas à educação especial/educação inclusiva, nos cenários da integração e da inclusão e o que têm demonstrado os dados estatísticos brasileiros quanto à inclusão dessas pessoas na rede de ensino público e/ou privado; e d) os dilemas e as perspectivas da educação física diante da inclusão escolar das pessoas com necessidades especiais. Constatamos que, para que a educação física seja inclusiva, precisamos estar envolvidos numa prática sócio-político-pedagógica capaz de materializar-se em uma nova educação física escolar e em novos caminhos a serem percorridos.

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Biografia do Autor

Régis Henrique dos Reis Silva, Universidade Federal de Goiás / CEPAE - Goiânia
Professor de Educação Física do CEPAE/UFG e coordenador do NUPEFI/CEPAE/UFG.
Sônia Bertoni Sousa, UNIPAM/Educação Física-Patos de Minas/MG
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Uberlândia/MG-NADH/PMU, cedida ao NIAFS/FAEFI/UFU e professora da UNIPAM.
Maria Helena Candelori Vidal, UNIPAC/Educação Física-Uberlândia/MG
Professora de Educação Física da Rede Municipal de Uberlândia/MG, cedida ao NIAFS/FAEFI/UFU e professora da UNIPAC.
Publicado
15-08-2008
Como Citar
dos Reis Silva, R. H., Sousa, S. B., & Vidal, M. H. C. (2008). DILEMAS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA, DIANTE DO PARADIGMA DA INCLUSÃO. Pensar a Prática, 11(2), 125 - 135. https://doi.org/10.5216/rpp.v11i2.1793
Seção
Seção Temática