A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS

Autores

  • Adamilton Mendes Ramos UNIRG
  • Ricardo Lira Rezende Neves Faculdade Unirg

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v11i1.1786

Palavras-chave:

Iniciação esportiva, especialização precoce, complexidade.

Resumo

A especialização precoce é o termo utilizado para expressar o processo pelo qual às crianças tornam-se especializadas em um determinado esporte mais cedo do que a idade apropriada para tal. A partir da problemática que foi exposta é que se propõe este estudo bibliográfico. O objetivo deste trabalho é: “analisar o estado da arte da produção científica referente à temática iniciação esportiva e especialização esportiva precoce, relacionando-as com a pedagogia do esporte e a complexidade”. A questão principal aqui discutida não é desfazer a importância do fenômeno esporte na vida da criança, mas questionar a forma como ele vem sendo pedagogicamente conduzido dentro da iniciação esportiva desconsiderando a complexidade desse sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adamilton Mendes Ramos, UNIRG

Graduado em Educação Física, Faculdade Unirg, Gurupi/TO.

Ricardo Lira Rezende Neves, Faculdade Unirg

Curso de Graduação em Educação Física Coordenador do projeto Circuito de Avaliação e Desenvolvimento da Marcha, equilíbrio e do Condicionamento Físico em Idosos

Downloads

Publicado

2008-03-20

Como Citar

RAMOS, A. M.; NEVES, R. L. R. A INICIAÇÃO ESPORTIVA E A ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE À LUZ DA TEORIA DA COMPLEXIDADE – NOTAS INTRODUTÓRIAS. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1–8, 2008. DOI: 10.5216/rpp.v11i1.1786. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/1786. Acesso em: 28 maio. 2022.

Edição

Seção

Seção Temática