ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ENFOQUE CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO SOBRE FORMAÇÃO ATITUDINAL

Autores

  • Marcelo Crepaldi Leitão Unoeste - Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP
  • Yara Osório Departamento de Educação Física da Universidade Gama Filho. Universidade Estácio de Sá (UNESA)Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)Pos Graduação Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR)

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.17802

Palavras-chave:

Educação física escolar, Construtivismo, Jogos

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as competências sociais através do desenvolvimento de um programa de Educação Física escolar, no ensino fundamental I, com base na concepção construtivista de aprendizagem. O projeto foi longitudinal, com amostra de 20 escolares de ambos os sexos, com idade entre nove e dez anos. Os instrumentos de coleta de dados foram fichas protocolares validadas, submetidas ao comitê de ética. As atividades desenvolvidas foram: realização de jogos de construção, com e sem materiais, atividades baseadas em descoberta orientada e resolução de problemas, jogos de modificações e construção de regras em grupos, elaboração de propostas e discussão de regras. Os procedimentos de análise foram quali quantitativos. As variáveis estudadas apresentaram melhoras significativas. Os resultados indicaram que as atividades desenvolvidas na perspectiva construtivista foram eficazes na melhoria de capacidades relacionadas à autonomia e relações interpessoais.

Palavras chave: Educação física escolar. Construtivismo. Jogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Crepaldi Leitão, Unoeste - Universidade do Oeste Paulista de Presidente Prudente - SP

Doutor em Motricidade Humana pela Universidad Catolica Nuestra Señora de la Asunción-Paraguai. Docente e coordenador do curso de Educação Física da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), Presidente Prudente-SP. Brasil.

link para curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/4885514115613679

Endereço para correspondência:

Rua Júlio Peruchi, 384 - Jd. Maracanã

Cep. 19.026-260 - Presidente Prudente - SP

Telefone: 918) 3907-5087

Yara Osório, Departamento de Educação Física da Universidade Gama Filho. Universidade Estácio de Sá (UNESA)Centro Universitário Celso Lisboa (UCL)Pos Graduação Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação (IBMR)

Doutora em Cultura e Atividade Física (1999) pela Universidade Gama Filho.

Link para curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/4850207996986218

Endereço para correspondência:

Rua José Higino, 261/502, Tijuca rio de Janeiro, CEP 20520-201

Telefone 21-25758226

Fax 21-25758226

Email yaralacerda@superig.com.br

Downloads

Publicado

2014-03-10

Como Citar

LEITÃO, M. C.; OSÓRIO, Y. ENSINO FUNDAMENTAL I: UM ENFOQUE CONSTRUTIVISTA DO MOVIMENTO SOBRE FORMAÇÃO ATITUDINAL. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 1, 2014. DOI: 10.5216/rpp.v17i1.17802. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/17802. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais