SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS TEORIAS DO SABER DOCENTE

Autores

  • Wanderson Ferreira Alves

DOI:

https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.177

Resumo

O objetivo do presente texto é discutir as teorias que enfocam os saberes e o trabalho dos professores na educação brasileira, particularmente no campo pedagógico da Educação Física. A idéia central é analisar o que essas teorias trazem sobre os saberes dos professores, buscando compreender suas possíveis contribuições e limitações. A partir da discussão com a literatura, o texto aborda as tradições teóricas presentes no campo de estudos sobre os saberes docentes e analisa o modo como a formação do professor de Educação Física é concebida no contexto de diferentes momentos do pensamento pedagógico brasileiro. Ao finalizar, o texto aponta as potencialidades e os riscos das investigações que se debruçam sobre os saberes docentes. PALAVRAS-CHAVE: educação física – formação de professores – saber docente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-11-2006

Como Citar

Ferreira Alves, W. (2006). SOBRE A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS TEORIAS DO SABER DOCENTE. Pensar a Prática, 9(2), 313–330. https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.177

Edição

Seção

Artigos Originais